Nesta quarta-feira, 10, às 19h, será exibido o documentário Notas Sobre um Desterro na abertura do Festival de Culturas da Unila.
Leia também: Denise Stoklos está entre as atrações do Festival de Culturas da Unila –
Produzido em primeira pessoa, o filme trata da resistência palestina e reúne registros feitos desde 2018, imagens históricas de arquivo e vídeos recentes, compartilhados em redes sociais pelas próprias vítimas em Gaza.
A película tem direção de Gustavo Castro e produção e roteiro de Juliana Sanson. A ideia surgiu em 2018, quando Castro e o fotógrafo Rafael de Oliveira cruzaram a Cisjordânia com câmeras na mochila para mostrar como a população sobrevive e resiste.
Durante um mês, eles percorreram estradas vigiadas por tanques e checkpoints, tendo sido acolhidos por uma família em Kobar, a de Rabah, irmã da presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal).
“Notas Sobre um Desterro parte da premissa de que, diante de um processo quase irreversível de limpeza étnica, tomar partido é uma obrigação ética”, afirma Castro. O filme está no circuito dos principais festivais de cinema do país.
Serviço:
Abertura do Festival de Culturas da Unila, 15.ª edição
Exibição: 10 de setembro, às 19h, no Auditório Martina —
Campus Jardim Universitário
(Com informações da assessoria de imprensa)