Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Espetáculo musical une poética, cultura e história afro-brasileiras

Foz, o que fazer

Espetáculo musical une poética, cultura e história afro-brasileiras

São duas apresentações gratuitas em Foz do Iguaçu, nesta sexta-feira e sábado, 21 e 22, no Teatro Barracão.

2 min de leitura
Espetáculo musical une poética, cultura e história afro-brasileiras
Musical é uma experiência de aquilombamento – foto: reprodução
Publicidade


Em Foz do Iguaçu, o espetáculo musical “Griots, preservando memórias” mergulha na poética, na cosmologia e na cosmovisão afro-brasileira. São duas apresentações gratuitas em Foz do Iguaçu, nesta sexta-feira e sábado, 21 e 22, às 20h, no Teatro Barracão, na Praça da Bíblia.

Acompanhe a agenda cultural do H2FOZ.

Publicidade

De forma poética e artística, o trabalho propõe a revisão de práticas e paradigmas. O espetáculo traz, meio dos itans, outras possibilidades de interpretação de mundo, que confrontam e convocam à reflexão.

“É uma experiência profunda de aquilombamento”, enfatizam os produtores de Griots. “O espetáculo musical tem como objetivo levar diversidade e brasilidade pela jornada da música afro-brasileira, nas cantigas Yorubá e nos cantos de terreiro.”

Tradições afro-brasileiras

O repertório inclui canções de referências da música afro-brasileira. Há também a narrativa da teatralidade durante o espetáculo, nas contações de itans, utilizando a cultura griot como referência, aprofundando tradições culturais que contribuíram para moldar a identidade brasileira.

Publicidade

“Em um contexto em que as tradições de terreiro e a cultura afro-brasileira são frequentemente estigmatizadas ou negligenciadas, Griot destaca-se como uma plataforma inovadora que une música, narrativa e diálogo intercultural”, reforça a produção. Uma das linguagens usadas é a música, que por ser universal é ponte para a compreensão e o respeito à diversidade cultural.

O espetáculo pretende abrir uma janela para a diversidade, englobando tradições, histórias e ritmos que constituem a herança afro-brasileira. As melodias ficam por conta de instrumentos de corda (baixo, violão 7, bandolim e cavaquinho) e da percussão (atabaque, timbal, surdo, percuteria, udu e vozes). A proposta é uma conexão do público com raízes culturais e históricas.

Publicidade

Espetáculo “Griots, preservando memórias”
Data: 21 e 22, às 20h
Local: Teatro Barracão

*Participação gratuita. É opcional da doação de 1 quilo de alimento não perecível.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.