O novo trabalho da Cia Entre Fronteiras, Me Mostra, nasce do encontro entre arte, delicadeza e resistência. O espetáculo é resultado da residência artística Retirambe, realizada no Vale do Arvoredo, sob orientação da artista baiana Denise Di Santos, criadora da técnica e da metodologia do teatro lambe-lambe, linguagem que inspira a montagem.
Acompanhe a agenda cultural do H2FOZ.
Durante uma imersão criativa de uma semana, os artistas Tatyane Ravedutti, Léo Pontes, André Macedo e Mariana Alves exploraram o universo das formas animadas e a essência do teatro mínimo, um teatro de segredos, íntimo e profundamente poético. Dessa experiência surgiram quatro pequenas caixas-cenários, cada uma transformada em um espetáculo singular, em que o público é convidado a espiar o mundo por uma fresta.
As histórias apresentadas em Me Mostra abordam temas urgentes dos direitos humanos e das migrações contemporâneas, atravessadas por guerras, mudanças climáticas, deslocamentos forçados, vulnerabilidades e abusos. Em cada caixa, um fragmento desse vasto território humano é narrado com sensibilidade, transformando dor em arte e silêncio em resistência.
“Pequeno no tamanho e grande no gesto, Me Mostra convida o público a descobrir a poesia do olhar, o poder do detalhe e a delicadeza que só o Teatro Lambe-Lambe é capaz de revelar”, informa o coletivo artístico.
Novos diálogos
O trabalho marca também um novo ciclo na trajetória da companhia, que amplia o diálogo com artistas da cena local e reafirma sua vocação de transitar entre fronteiras estéticas, geográficas e simbólicas. Assim como o território que inspira seu nome, a Cia Entre Fronteiras reafirma o desejo de criar um teatro essencial — pequeno na escala, imenso na humanidade.
A participação de Tatyane Ravedutti no projeto foi viabilizada pela Bolsa de Qualificação Artística do Edital n.º 08/2024, que possibilitou sua integração à residência junto ao grupo. “Uma bolsa estimulou quatro parceiros a estarem juntos, construindo novos espetáculos”, destaca a artista, sublinhando a potência coletiva gerada pelo investimento público na formação artística.
Convite para assistir
O resultado desse processo é um conjunto de quatro espetáculos que estreiam nesta semana na programação oficial da 20.ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, na Estação Cultural Haroldo Alvarenga, com sessões gratuitas e abertas ao público:
- 15 de novembro (sábado): das 15h às 17h; e
- 16 de novembro (domingo): das 10h às 12h.
(Com informações da assessoria)


