O Festival Iguassu Inova chegou ao fim, no último sábado (25), com saldo positivo. Organizada pelo Itaipu Parquetec, em parceria com Itaipu Binacional e Governo do Brasil, a segunda edição do evento reuniu os mais diferentes públicos em Foz do Iguaçu.
Leia também:
Veja um resumo do que rolou na edição 2025 do Festival Iguassu Inova
Durante quatro dias, os participantes puderam conferir as novidades da ciência, da tecnologia, da pesquisa e do turismo, por meio de palestras, debates, hackathons, exposições e atrações culturais.
A programação do Iguassu Inova, 100% gratuita, esteve dividida em cinco eixos temáticos, chamados de mundos: Latinoware, FIciências, Sapiens, Summit Tour e Itaipu Parquetec. De acordo com a organização, a programação completa somou cerca de 350 horas de atividades.
Carlos Carboni, diretor de Coordenação de Itaipu, destacou a importância do evento para demonstrar o trabalho realizado pelas instituições parceiras.
“Aqui no Festival Iguassu Inova, temos uma demonstração de como o apoio da Itaipu ao ensino e à inovação, por meio do Itaipu Parquetec, produz impactos positivos”, afirmou.
Da abertura ao encerramento, cerca de 40 mil pessoas passaram pelos corredores do parque tecnológico. Além disso, o aplicativo oficial do festival registrou mais de 616 mil interações.
Moradora de Foz há 15 anos, Andréa Sotto esteve no Iguassu Inova e se encantou com a proposta de reunir, no mesmo espaço, diferentes eventos.
“Achei incrível fazer tudo no mesmo lugar, no mesmo momento e na mesma semana. Foi algo muito inovador”, apontou.
Já de olho no Iguassu Inova 2026
Conforme o diretor-superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo, a edição 2025 do Festival Iguassu Inova fechou com saldo de sucesso.
“Ver tudo isso acontecendo dentro do nosso ecossistema nos deu a certeza de que estamos no caminho certo. Minha gratidão a cada um que fez deste festival um marco na nossa região”, expressou. “Até novembro de 2026!”
O Festival Iguassu Inova teve patrocínio de Polkadot, N&DC, Hub1601, Fundo Iguaçu, Visit Iguassu, Heineken e Outback. Ademais, teve apoio institucional do Sebrae, Embratur e Ordem dos Advogados do Brasil — Subseção de Foz do Iguaçu. Por outro lado, a promoção esteve a cargo da RPC.
(Com informações do Itaipu Parquetec)



