Rádio Clube
H2FOZ
Início » Planeta Foz » Foz, o que fazer » Foz do Iguaçu vai ganhar galeria a céu aberto com arte de 40 grafiteiros

Foz, o que fazer

Festival de grafite

Foz do Iguaçu vai ganhar galeria a céu aberto com arte de 40 grafiteiros

Durante o festival internacional, aos artistas urbanos iguaçuenses se somarão convidados de países como Argentina e Paraguai.

2 min de leitura
Foz do Iguaçu vai ganhar galeria a céu aberto com arte de 40 grafiteiros
Temática é da Mata Atlântica, a fim de aliar arte e conscientização ambiental - foto ilustrativa: Freepik


Foz do Iguaçu vai ganhar uma galeria a céu aberto com a arte de 40 grafiteiros, mobilizados para o Festival Internacional de Graffiti Beco dos Sonhos. A ação cultural será de 21 a 24 de agosto.

Aos artistas urbanos iguaçuenses se somarão convidados de países como Argentina, Colômbia e Paraguai. Essa imersão artística irá produzir 12 murais em uma praça do Jardim Ipê.

Publicidade

O espaço Beco dos Sonhos fica na Travessa Cascavel. Conforme a organização, a temática do festival é da Mata Atlântica, a fim de aliar arte e conscientização ambiental.
A iniciativa busca transformar o espaço social e relacionar-se com a comunidade por meio da arte.

“Queremos dar acesso à população a uma espécie de museu e de galeria a céu aberto, que todo mundo possa conhecer, além de criar um novo ponto turístico público na cidade”, explica a artista urbana Mavi Gualtieri, organizadora do evento.

A produção dos grafites está prevista para ocorrer de 22 a 24. A programação inclui música, com som de DJ, e a roda de conversa Expressão e resistência: o graffiti na cultura.

Arte e grafiteiros

No sábado, 23, às 15h, a comunidade poderá participar de uma oficina gratuita de grafite, aberta a todas as idades. Basta dirigir-se à praça do evento para fazer a atividade.

O Festival Internacional de Graffiti tem o apoio da Itaipu Binacional, prefeitura (via Secretaria Municipal de Turismo e Fundação Cultural), Parque das Aves, Parque Nacional do Iguaçu e Receita Federal do Brasil. E conta com parceiros privados.

“O Beco dos Sonhos é um exemplo de como a arte e o turismo podem andar de mãos dadas”, afirma o secretário de Turismo, Jin Petrycoski. “O projeto leva para os nossos moradores e turistas não apenas murais bonitos, mas uma mensagem importante sobre nossa responsabilidade com a Mata Atlântica.”

Arte: reprodução

(Com informações da Agência Municipal de Notícias)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.