Rádio Clube
H2FOZ
Início » Planeta Foz » Foz, o que fazer » Jornalista de Foz do Iguaçu preso na ditadura é tema de livro

Foz, o que fazer

Juvêncio Mazzarollo

Jornalista de Foz do Iguaçu preso na ditadura é tema de livro

Lançamento do livro “Juvêncio — O Último Preso Político da Ditadura Brasileira” está marcado para quinta-feira (13), com a presença da autora.

2 min de leitura
Jornalista de Foz do Iguaçu preso na ditadura é tema de livro
Em Foz do Iguaçu, Juvêncio foi um dos fundadores do jornal Nosso Tempo. Foto: Divulgação

Na próxima quinta-feira (13), o Mercado Público Barrageiro, em Foz do Iguaçu, receberá o lançamento do livro Juvêncio — O Último Preso Político da Ditadura Brasileira.

Leia também:
Unila concede título de Doutor Honoris Causa ao jornalista Aluizio Palmar

Publicidade

A obra, escrita pela jornalista e cientista política Daniela Neves, relembra a história do jornalista Juvêncio Mazzarollo. Falecido em 2014, aos 69 anos, Mazzarollo ficou preso entre os anos de 1982 e 1984.

Gaúcho de nascimento, Juvêncio foi um dos fundadores, em Foz do Iguaçu, do jornal Nosso Tempo, juntamente com Aluizio Palmar e João Adelino de Souza.


Reportagens publicadas no jornal, acompanhando os movimentos sociais e questionando políticas do regime militar brasileiro, resultaram em processos judiciais contra o trio.

Condenado com base na Lei de Segurança Nacional, Juvêncio cumpriu pena em Curitiba. Na capital e em Foz do Iguaçu, virou símbolo da luta pela redemocratização, com cartazes e protestos pedindo sua libertação.

A autora, Daniela Neves, tinha apenas 9 anos à época. Entretanto, lembra que dois de seus irmãos costumavam visitar Juvêncio na prisão.

“Como ele não estava em um presídio comum, e sim na sede do Corpo de Bombeiros, em Curitiba, deixavam crianças entrarem, e ficávamos lá no pátio brincando”, recorda.

Ao mudar-se da capital para Foz do Iguaçu, em 2023, Daniela descobriu que, atualmente, há poucas recordações sobre o caso na cidade. Decidiu, então, registrar a história em livro ou documentário.

“A única forma de não deixarmos o autoritarismo voltar é manter sempre na memória das pessoas tudo o que ocorreu e deixar claro que aconteceu também aqui no Paraná”, explica.

Reportagens produzidas por Juvêncio, Aluizio e Adelino em Foz do Iguaçu e região estão disponíveis, na internet, no endereço www.nossotempodigital.com.br, de acesso livre. O portal reúne o acervo de edições publicadas entre 1980 e 1989.

Serviço

Lançamento do livro Juvêncio — O Último Preso Político da Ditadura Brasileira
Quinta-feira, 13 de novembro de 2025, 19h
Restaurante dos Barrageiros, no Mercado Público Barrageiro
Avenida Araucária, n.º 140, Vila A — Foz do Iguaçu

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.