A partir da quarta-feira, 22, Foz do Iguaçu se transformará no universo da ciência e inovação com o Festival Iguassu Inova, no Itaipu Parquetec. O megaevento vai ter palestras, debates, apresentações de trabalhos, mostras culturais, científicas e shows.
Leia também: Caco Barcellos e mais: nomes confirmados no Iguassu Inova 2025
Com entrada gratuita e experiências imersivas, o festival que segue até dia 25, movimentará Foz do Iguaçu com um público estimado de 40 a 60 mil pessoas, entre estudantes e professores vindos do Brasil e exterior, e a comunidade local.
Entre os palestrantes, estão o jornalista Caco Barcellos, a educadora financeira Nath Finanças e o biólogo Átila Iamarino.
Com uma agenda diversificada e organizada por trilhas, o megaevento abordará temas Tech, Impacto, Sociedade do Futuro, Agro, Negócios & Empreendedorismo, Educação, Turismo, Geeks e Games, Economia Criativa, Arte e Cultura, e Saúde e Bem-Estar.
Diretor Superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo diz que o Iguassu Inova é uma oportunidade para mostrar aos jovens que é possível crescer, se desenvolver e tornar-se um excelente profissional.

Para Colombo, o festival é um estímulo para os estudantes entrarem no mundo da tecnologia, abrir ou trabalhar em uma grande empresa, a partir de conhecimentos gerados localmente.
“Acima de tudo queremos despertar no jovem o olhar de que ele pode ser um engenheiro, empresário, entrar no mundo da tecnologia”, frisa.
Esta semana, o Itaipu Parquetec esteve movimentado com os preparativos finais do evento. Estão sendo montadas vários espaços que darão lugar a palcos, mostras de trabalhos, gastronomia e entretenimento.
Veja a entrevista em vídeo
Cinco mundos, muitas oportunidades
Na segunda edição, o Festival Iguassu Inova reúne em um megaevento, várias iniciativas criadas pelo Itaipu Parquetec nas últimas décadas.
A edição deste ano integra cinco eventos ou mundos temáticos:
- Mundo Latinoware: com mais de 20 anos de trajetória, o Latinoware é um dos principais polos de debate sobre tecnologias abertas na América Latina. Nesta edição, o espaço recebe caravanas de diferentes regiões do Brasil e países vizinhos para discutir o futuro desse ecossistema, sob a inspiração de um dos maiores nomes do tema: Jon “Maddog” Hall.
- Mundo FIciências: terá mais de 400 projetos científicos desenvolvidos por mais de 1.100 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio e Técnico, vindos de 12 estados brasileiros e do Paraguai.
- Mundo Sapiens: reúne mais de 20 universidades do Paraná e Mato Grosso do Sul em uma grande vitrine acadêmica. O espaço traz mostras culturais e científicas, além da apresentação de cursos, projetos de extensão e atividades especiais que aproximam a comunidade da produção do conhecimento universitário.
- Mundo Summit Tour: traz debates sobre políticas públicas e oportunidades de desenvolvimento para o setor turístico, com reflexos em escala nacional e internacional.
- Mundo Itaipu Parquetec: anfitrião do festival, terá rodadas de negócios, iniciativas de empreendedorismo, inovação, hackathons e experiências que conectam ideias e geram oportunidades. Estão programadas mais de 150 palestras com participação de mais de 110 universidades, instituições de ensino, empresas e startups, abrangendo representantes de mais de 350 cidades de todas as regiões do Brasil. A América Latina também estará presente, com convidados do Paraguai, Colômbia, Peru, Argentina e Haiti.
O Iguassu Inova é uma realização do Itaipu Parquetec, em parceria com a Itaipu Binacional e o Governo Federal.
Link para inscrições
As inscrições estão abertas e podem ser feitas de forma rápida e gratuita por meio do site oficial www.festivaliguassuinova.com.br. Lá é possível conferir a programação completa, de acordo com as trilhas temáticas.
- Local: Itaipu Parquetec (Av. Tancredo Neves, 6731 – Jardim Itaipu).
- Data: 22 a 25 de outubro de 2025.
- Horários: Dias 22 a 24, das 10h às 20h / Dia 25, das 10h às 22h.
