Em novembro de 1985, foi inaugurada a duplicação da Avenida das Cataratas. A obra coincidiu com a abertura da Ponte Tancredo Neves, que faz a ligação entre Brasil e Argentina.
A nova via abrangeu o trecho entre a Vila Yolanda e o trevo de acesso à ponte. A cidade e a região vivenciavam a expectativa de melhorias na mobilidade e no trânsito fronteiriço — pauta que, aliás, perdura até hoje.
Nova Avenida das Cataratas
No palanque, estavam autoridades municipais, estaduais e federais, com destaque para o então governador do Paraná, José Richa. Eram 3 quilômetros de extensão e 6,8 metros de largura em cada pista.
Foram utilizados 5 centímetros de concreto usinado a quente, reportou o jornal Nosso Tempo, e uma base de 5,6 centímetros de material pré-misturado.
O projeto também incluía a duplicação da Avenida Costa e Silva, na “saída para Cascavel”, assinalou o jornal — expressão que remetia a uma cidade então distante no mapa urbano, mas cuja expansão logo reduziria essa percepção.
Atualmente, o corredor turístico da Rodovia das Cataratas, a BR-469 está em obras de revitalização. O cronograma de entrega do serviço está atrasado.
História de Foz a um clique
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