Rádio Clube
H2FOZ
Início » Planeta Foz » História » Encontro histórico na Ponte da Integração oficializa Associação de Pioneiros Trinacional

História

Valorização da história

Encontro histórico na Ponte da Integração oficializa Associação de Pioneiros Trinacional

União entre Argentina, Brasil e Paraguai é pela valorização da história e para reforçar a identidade cultural fronteiriça.

3 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Encontro histórico na Ponte da Integração oficializa Associação de Pioneiros Trinacional
Associação é formada por Foz, Presidente Franco e Puerto Iguazú - foto: Causos de Foz/divulgação
Google News iconSiga-nos no Google News


Com banda militar, música e danças folclóricas paraguaias no centro da Ponte Internacional da Integração, encontro histórico oficializou a fundação da Associação de Pioneiros Trinacional no último dia 13. O objetivo é valorizar a história e promover a identidade cultural dos povos fronteiriços.

A associação é mais um laço de irmandade entre Argentina, Brasil e Paraguai, reunindo pioneiros e familiares das cidades de Foz do Iguaçu, Presidente Franco e Puerto Iguazú. A proposta vem sendo construída desde o fim do ano passado, em diálogo entre os participantes do encontro Causos de Foz e do franquenho Pioneraso.

Publicidade

Símbolo de integração entre os povos, a ponte foi o cenário para a assinatura da ata oficial por representantes dos três municípios. “Unir, integrar e intercambiar histórias com experiências de vida ancestral, em um marco de paz, amizade e irmandade”, expressa o documento fundador da Associação de Pioneiros Trinacional.

Em 13 de setembro de 2025, fundação da Associação de Pioneiros Trinacional – foto: Causos de Foz/divulgação

Associação de Pioneiros Trinacional

Depois de subscrita a ata, houve confraternização no parque, junto às belezas dos Saltos Monday. E mais celebração da cultura da região, com harpa e música paraguaia, com os participantes dançando a polca.

Representando Foz do Iguaçu, Rita Araújo destacou a importância da união fronteiriça para reconhecer, preservar e promover o legado dos pioneiros. “Nosso propósito é manter viva a memória, honrando o passado e escrevendo novos capítulos dessa história compartilhada”, expôs.

Esse compromisso, entende, contribui para que moradores conheçam e compreendam as raízes, reforçando a identidade cultural própria da fronteira, marcada pela convivência de diferentes povos, línguas e tradições. E fortalece o sentimento de pertencimento e orgulho local, evitando o apagamento da história.

“Nossa região é um mosaico de cultura: brasileiros, paraguaios, argentinos, povos indígenas — como os guaranis —, imigrantes europeus, árabes, japoneses e tantos outros”, pontuou. “Preservar essa pluralidade é celebrar a convivência pacífica e o intercâmbio cultural que tornam a Tríplice Fronteira tão especial”, completou Rita, que também mantém um canal dedicado à memória iguaçuense.

Assinatura da ata de fundação da associação de pioneiros e familiares – foto: Causos de Foz/divulgação

Por Presidente Franco, Iván Leguizamón reforçou esse entendimento ao dizer que unir a cultura e a história das três cidades também pode colaborar para que a região cresça sem fronteiras. A criação da Associação de Pioneiros Trinacional é uma soma de esforço para o desenvolvimento como sociedades integradas.

“Vamos trabalhar juntos com projetos para livros da história trinacional, fomentar viagens turísticas guiadas para conhecer melhor tudo de bom que existe nas nossas cidades e fomentar a cultura e o turismo”, enumerou. “Além de continuarmos os passos dos pioneiros, valorizando o sentido de pertencimento”, concluiu Ivan.

As próximas ações da associação serão definidas de forma colaborativa entre os participantes de Foz do Iguaçu, Presidente Franco e Puerto Iguazú.

Assista ao vídeo:

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

    3 comentários em “Encontro histórico na Ponte da Integração oficializa Associação de Pioneiros Trinacional”

    1. Salete Spricigo Araujo

      Sim precisamos aplaudir essas iniciativas… pois se chegamos até os dias atuais muitas histórias e muitos acontecimentos marcantes se fizeram presente… e cada época é um belo capítulo da nossa história…Parabéns para os organizadores e a coleta de dados reais e verdadeiros não deve desprezada

    2. Todo dia um encontro um show asim vai mais liberar logo q eto q importa não tem preça nenhuma

      todo dia um show mais liberar pra desafogar a outra ponte ninguém c meche

    3. Claudio

      se fosse Bolsonaro e Tarcísio já estaria pronta a anos atrás…agora o ladrão colocou incompetente e está ainda se arrastando as obras…

    Os comentários estão encerrado.