Nos primeiros dias da primavera de 1981, em 1.º de outubro, o jovem empresário Kamal Osman inaugurava a Kamalito Magazine, loja completa que marcaria o varejo iguaçuense pelas quatro décadas seguintes. O empreendimento representou confiança no desenvolvimento da cidade e superação. O jornal Nosso Tempo fez o registro em suas páginas.
A loja moderna, no centro comercial de Foz do Iguaçu, na Avenida Brasil, unia moda e vestuário para toda a família, de crianças a adultos, artigos esportivos, brinquedos, utilidades domésticas e decorações. Entre os pontos fortes, variedade de produtos, novidades e lançamentos, além da prática que ficou bastante conhecida entre os consumidores: ofertas do dia.
Aliás, as promoções foram amplamente difundidas e ganharam popularidade com um bordão martelado por Kamal ao longo de anos. Quem não lembra da chamada “Deus ajuda a quem cedo madruga”, liquidações que começavam bem cedinho e tiravam os clientes da cama de madrugada para aproveitar preços e diversidade?
À abertura da Kamalito, em 1981, compareceram as principais lideranças da época, do meio empresarial e político. Prestigiaram a inauguração, por exemplo, o prefeito Clóvis Cunha Vianna, o diretor do Fórum, Roberto Sampaio da Costa Barros, o representante da Câmara de Vereadores, Hétio Airton Lewin, e o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACIFI), Wadis Benvenutti.
Kamalito, superação e trabalho
O Kamalito Magazine nasceu de uma superação, lembrou Kamal Osman em seu discurso de inauguração. A antiga loja foi destruída por incêndio, que danificou totalmente as instalações e consumiu praticamente todo o estoque. “Deixando-nos de tal forma desolados que imaginávamos não dispor de suficiente força para continuar nossa empreitada”, revelou.

O empresário disse que, às dificuldades das perdas materiais e do impacto psicológico, teve que enfrentar a maldade e a maledicência de algumas pessoas, que apostavam no fracasso. Inaugurar a Kamalito, assim, significava continuar e “mostrar o nosso autêntico objetivo, que é a dignidade do trabalho, hoje transformado em realidade”, disse Kamal Osman, na reportagem do Nosso Tempo.
A loja encerrou as atividades em 2019.
Leia a matéria original no Nosso Tempo.
História de Foz a um clique
O portal Nosso Tempo Digital reúne todo o acervo do jornal, projeto lançado para marcar o aniversário de 30 anos do periódico rebelde. Assim, o objetivo é preservar a memória da cidade, facilitar o acesso à história local e regional, e democratizar a consulta ao acervo midiático por meio da internet.
O acesso é gratuito. O acervo constitui fonte valiosa para o morador desejoso de vasculhar a história da cidade e de seus atores, contada nas 387 edições do jornal que foram digitalizadas, abrangendo de dezembro de 1980 a dezembro de 1989.
Faz parte também dá minha história, minha infância. Eu fiz várias propagandas para o Kamalito….eu e meu irmão. Memórias muito boa
Tive o grande prazer de conhecer e trabalhar com o Sr. Kamal, logo que abriu a outra loja chamada Fly Model. Ficava na Avenida Brasil, 421. Grande experiência e aprendizado. Sou grato .