Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Posto turístico na BR-277 era inaugurado há 40 anos em Foz do Iguaçu

História

Posto turístico na BR-277 era inaugurado há 40 anos em Foz do Iguaçu

Estrutura na entrada da cidade tinha por finalidade orientar turistas na Terra das Cataratas.

3 min de leitura
Posto turístico na BR-277 era inaugurado há 40 anos em Foz do Iguaçu
O jornal Nosso Tempo registrou a inauguração em maio de 1985 – foto: reprodução
Publicidade

Foz do Iguaçu inaugurou o Posto de Informações Turísticas da BR-277 em maio de 1985, há 40 anos, na entrada da cidade. Assim, oficialmente, a estrutura tinha por finalidade orientar turistas na Terra das Cataratas.

A solenidade, não diferente dos dias de hoje, portanto, reuniu agentes políticos e lideranças ligadas ao setor. O prefeito Wádis Benvenutti comandou a cerimônia, bem como, teve a presença de Nadir Rafagnin, diretor-administrativo da Paranatur, órgão estadual de promoção do turismo, já extinto.

Publicidade

O jornal Nosso Tempo registrou a inauguração. A estrutura ficava próxima da Polícia Rodoviária Federal na rodovia. Além disso, ela seria gerida, inicialmente, pelo Sindicato de Hotéis. O posto foi fechado muitos anos mais tarde.

“Terá grande utilidade para o turista, bem como para o comércio local e das cidades vizinhas de Puerto Stroessner [depois, Ciudad del Este], Paraguai, e Puerto Iguazú, Argentina”, narrou a publicação.

Nosso Tempo destacou que o Posto de Informações Turísticas foi construído com recursos do próprio município. “Terá um papel primordial na melhoria da qualidade do atendimento dado aos turistas”, disse, na época, o então prefeito Wádis Benvenutti.

Publicidade

Posto turístico

O periódico informou, na edição n.º 167, que o equipamento de turismo integrava um conjunto de obras e serviços que estavam sendo entregues pela prefeitura nos bairros. Por exemplo, citou a limpeza de vias e áreas e a abertura de módulo policial para reforço da segurança pública.

O tempo era de esperança e expectativa entre os moradores de Foz do Iguaçu, todavia. A cidade preparava-se para ir às urnas, após a “longa noite” dos interventores impostos pela ditadura militar na prefeitura.

Publicidade

Na primeira eleição pelo voto direto, em 1985, Dobrandino Gustavo da Silva foi eleito prefeito com quase 20 mil votos. O direito de ir às urnas era negado aos iguaçuenses pelo regime fardado, porque Foz do Iguaçu estava enquadrada em área de segurança nacional, por ser fronteira.

Acesse a reportagem original.

História de Foz a um clique

O portal Nosso Tempo Digital reúne o acervo do jornal, projeto que marcou o aniversário de 30 anos do periódico rebelde. Assim, o objetivo é preservar a memória da cidade, facilitar o acesso à história local e regional, e democratizar a consulta ao acervo midiático por meio da internet.

O acesso é gratuito. O acervo constitui fonte valiosa para o morador desejoso de vasculhar a história da cidade e de seus atores, contada nas 387 edições do jornal que foram digitalizadas, abrangendo de dezembro de 1980 a dezembro de 1989.

Clique aqui e acesse o Nosso Tempo Digital

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Paulo Bogler

Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

1 comentário em “Posto turístico na BR-277 era inaugurado há 40 anos em Foz do Iguaçu”

  1. Rafael Langwinski

    Uma ótima lembrança do serviço público prestado. em pról do turismo.

Os comentários estão encerrado.