Rádio Clube
H2FOZ
Início » Planeta Foz » Vidas do Iguaçu » Ao completar 40 anos, leitora de Foz do Iguaçu ganha 40 livros de presente

Vidas do Iguaçu

Leitura

Ao completar 40 anos, leitora de Foz do Iguaçu ganha 40 livros de presente

Servidora pública, Francielie Moretti fez uma festa diferente e pediu para os convidados levarem livros em vez de outros presentes

4 min de leitura
Ao completar 40 anos, leitora de Foz do Iguaçu ganha 40 livros de presente
Francielie fez uma festa em meio aos livros. Foto: Arquivo pessoal

“No fundo (…) o mundo é feito para terminar num belo livro.” Foi assim que, no século 19, o poeta francês S. Mallarmé se referiu aos livros. Artefato que provoca paixões ou faz o papel de passaporte para uma viagem sem precisar sair de casa, o livro semeia histórias.

Em Foz do Iguaçu, uma delas é da Francielie Moretti. Ao completar 40 anos, ela ganhou 40 livros. Leitora assídua desde a adolescência, Francielie já pensava em fazer uma festa diferente para as quatro décadas, momento considerado simbólico na vida das pessoas.

Publicidade

A diferença foi marcada justamente pelos livros. Ao enviar o convite, a aniversariante revelou, por meio de um texto, o desejo de ganhar os 40 livros. Mas não era só isso. Também sugeriu que os livros fossem adquiridos na Livraria Kunda.

“Junto do desejo de ganhar os livros, havia o interesse de minha parte em fortalecer o comércio local de livros, especialmente a Livraria Kunda, que é um símbolo de resistência às dificuldades enfrentadas pelas livrarias independentes”, conta.

Assim, ela encaminhou uma lista de livros para a proprietária, a livreira Nathalie Husson, com o intuito de fazer uma festa regada por esses objetos. Os convidados e familiares acataram o pedido, e quase todos os presentes foram comprados na Kunda, chegando a um total de 43.

leitora_foz
Ela enviou a lista dos desejos literários aos convidados. Foto: Arquivo pessoal

Servidora pública, Francielie atua na função de técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Ela trabalha com a escrita de editais e documentos oficiais e diz que a leitura a auxilia de modo determinante no exercício de escrever.

Com mestrado em Literatura Comparada, ela não apenas completou 40 anos dia 6 de dezembro, e sim ganhou outros presentes marcantes, além dos “amigos livros”.

Francielie foi aprovada em primeiro lugar no doutorado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteira, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

No dia da festa, 7 de dezembro, que correspondeu à data de aniversário, dia 6, ela ainda recebeu um pedido de casamento, do marido com quem ainda não é oficialmente casada. “Então, foi um dia muito feliz: a festa, os livros, os familiares e amigos.”

leitora_Foz
Quase a totalidade dos livros foi adquirida na Livraria Kunda. Foto: Arquivo pessoal

Livros e mais livros

No doutorado, Francielie vai pesquisar literatura feita por povos indígenas. Ela conta que a atuação profissional e como pesquisadora é absolutamente demarcada pela experiência como leitora.

Os gêneros da preferência dela são romance e literatura indígena. Os autores preferidos: Ailton Krenak, Davi Kopenawa, Eliane Potiguara, Daniel Munduruku e Trudruá Dorrico. No momento, ela está muito impactada por uma autora chamada Carla Madeira.

“Esse ano, tenho relido também o que a Pagu escreveu. Pagu foi e é ainda uma autora muito negligenciada, e sua escrita é radical e transformadora. Precisa ser lida”, realça.

Veja a lista de alguns livros escolhidos por Francielie:

1. Uma etnografia dos sonhos yanomami: o desejo dos outros. Autoria: Hanna Limulja;

2. Descolonizando afetos: experimentações sobre outras formas de amar. Autoria: Geni Núñez;

3. Coração sem medo. Autoria: Itamar Vieira Junior;

4. Louças de família. Autoria: Eliane Marques;

5. Xamãs elétricos na festa do sol. Autoria: Mónica Ojeda;

6. Uma delicada coleção de ausências. Autoria: Aline Bei;

7. Em agosto nos vemos. Autoria: Gabriel García Márquez;

8. Jamais peço desculpas por me derramar. Autoria: Ryane Leão;

9. Colecionador de pedras. Autoria: Sérgio Vaz;

10. Batida só. Autoria: Giovana Madalosso;

11. Querida tia. Autoria: Valérie Perrin;

12. Apague a luz se for chorar. Autoria: Fabiane Guimarães;

13. Sobre os ossos dos mortos. Autoria: Olga Tokarczuk;

14. Meu corpo ainda quente. Autoria: Sheyla Smanioto;

15. Quarenta dias. Autoria: Maria Valéria Rezende.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Denise Paro

    Denise Paro é jornalista pela UEL e doutoranda em Integração Contemporânea na América Latina. Atua há mais de duas décadas nas Três Fronteiras e tem experiência em reportagens especias. E-mail: deniseparo@h2foz.com.br