Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Unila concede título de Doutor Honoris Causa ao jornalista Aluizio Palmar

Vidas do Iguaçu

Reconhecimento

Unila concede título de Doutor Honoris Causa ao jornalista Aluizio Palmar

Evento aberto ao público será nesta sexta-feira, 26, às 16h, no auditório do Jardim Universitário.

3 min de leitura
Unila concede título de Doutor Honoris Causa ao jornalista Aluizio Palmar
Universidade afirma que o título constitui reparação histórica e reconhecimento à trajetória do ativista – foto: Christian Rizzi/CMFI arquivo
Publicidade


O jornalista, escritor e militante dos direitos humanos em Foz do Iguaçu Aluizio Palmar receberá da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) o título de Doutor Honoris Causa. A honraria será entregue, em evento aberto ao público, nesta sexta-feira, 26, às 16h, no auditório do campus Jardim Universitário (JU).

Conforme a universidade, a homenagem é uma forma de reparação histórica e de reconhecimento pela contribuição de Palmar na defesa da democracia e promoção dos direitos humanos. E por sua atuação na preservação da memória histórica e protagonismo político e social.

Publicidade

A instituição pública agrega que a chancela de Doutor Honoris Causa também ocorre pela “colaboração e o apoio que Aluizio vem dando à Unila, desde a sua implantação na cidade, compartilhando seu conhecimento com a comunidade acadêmica e sendo um grande defensor da educação pública”.

Ao estender o convite para a participação da comunidade, Aluizio Palmar estabelece ao evento a amplitude de um ato pela valorização e promoção das liberdades. “Pretendemos que essa homenagem seja mais um clamor em defesa da democracia e da soberania nacional”, pontua.

Democracia e direitos humanos

Há mais de cinquenta anos, sua trajetória acadêmica na Universidade Federal Fluminense (UFF) foi interrompida pelo arbítrio. Aluízio Palmar se engajou na resistência contra a ditadura civil-militar (1964–1985), integrando o Partido Comunista Brasileiro (PCB), o Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) e a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR).

Publicidade

Foi preso político, torturado e banido do país ao ser trocado pelo embaixador da Suíça no Brasil, junto com outros 69 militantes. Chegou a Foz do Iguaçu em 1967, com “uma mala de couro imensa de grande”, resgata, e sonhos. Na cidade, foi um dos fundadores e editores do jornal Nosso Tempo, entre os principais periódicos do Paraná de oposição à ditadura e voz contra o regime dos interventores que se revezaram no poder na cidade, sem voto popular.

Mantém o portal Documentos Revelados, considerado um dos maiores arquivos sobre a ditadura. O acervo para pesquisa gratuita reúne mais de 80 mil arquivos, acompanhados da reprodução das peças documentais e imagens, bem como de textos explicativos que auxiliam a contextualização.

Publicidade

É autor do livro Onde foi que vocês enterraram nossos mortos?. O tema dessa obra, a chacina dentro do Parque Nacional do Iguaçu de militantes e desaparecimento dos corpos, virou denúncia contra o Estado brasileiro, acolhida neste ano pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos).

É organizador da coletânea Vozes da Resistência, Memórias da Luta contra a Ditadura Militar no Paraná, que reúne 60 ativistas e suas reminiscências do período do regime fardado. É o personagem de O garimpeiro da memória: Aluizio Palmar e a sombra da ditadura, de Jacob Blanc, que acaba de ser lançado e está em circulação.

Aluizio Palmar recebeu, em 2021, a Medalha Chico Mendes, homenagem nacional a pessoas físicas e instituições por suas lutas na defesa dos direitos à vida e à liberdade. É reconhecido como cidadão honorário de Foz do Iguaçu, pelos serviços prestados à coletividade e ao município. Recentemente, foi homenageado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná.

Arte: reprodução

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

    Deixe um comentário