H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Planeta Foz

Vila Carimã reclama que é "esquecida" pela Prefeitura

Vila Carimã reclama que é
["Mato alto prejudica visibilidade e amea\u00e7a a seguran\u00e7a dos moradores."] (Foto: Associação Vila Carimã)

A chuvarada de sexta-feira, 5, trouxe à tona (literalmente) mais um problema enfrentado pelos moradores da Vila Carimã: os alagamentos.

Alagamento de sexta, 5. São constantes, dizem os moradores. Foto da Associação de Moradores da Vila Carimã.

Segundo a Associação de Moradores da Vila Carimã, os alagamentos não são provocados pelo lixo em galerias pluviais, já que o bairro não conta com saneamento básico. É mais uma questão de falta de cuidados por parte da Prefeitura.

Os moradores também se queixam, e muito, do mato cada vez mais alto, que nas esquinas chega a atrapalhar a visibilidade dos motoristas.

Os terrenos baldios com matagal também servem de esconderijo para marginais, dizem. E se queixam que a Prefeitura não atende a vila, "uma das mais antigas do município e uma das mais esquecidas".

O mato toma conta dos terrenos. Foto Associação da Vila Carimã

Procuramos a assessoria de imprensa da Prefeitura, que enviou uma nota oficial sobre os problemas da Vila Carimã, tanto sobre a questão do mato alto quanto sobre os alagamentos.

A nota da Prefeitura

A Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, através do Programa Prefeitura nos Bairros, tem realizado serviços de limpeza em diversas regiões da cidade, incluindo o bairro Carimã, que recentemente recebeu roçadas em áreas públicas.

De acordo com o Código de Posturas do Município, cabe ao morador “ser responsável pela limpeza e conservação do passeio e sarjetas fronteiriças a sua residência”. 

Neste caso, em específico, a Secretaria Municipal da Fazenda fará a verificação do terreno e possível notificação do proprietário. Desta forma, o município poderá executar a limpeza e emitir a multa na sequência. 

Vale lembrar que Foz do Iguaçu está em estado de alerta para a dengue, com 205 casos confirmados até agora, e apesar de todos os esforços despendidos ao longo dos meses pelo poder público, a responsabilidade em combater a doença é de todos. 

ALAGAMENTOS 

O prefeito Chico Brasileiro assinou nessa semana um contrato de R$ 30 milhões com a Caixa Econômica Federal para obras de contenção de alagamentos em Foz do Iguaçu. Os recursos, repassados por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), serão aplicados para combater problemas de drenagem em diversas regiões da cidade. 

O secretário de Obras, César Furlan, informou que existe a possibilidade de incluir o Carimã nos projetos, que contemplam também o Parque Imperatriz, Jardim Canadá, São Luiz, Morumbi e Porto Meira (Arroio Ouro Verde).

X