O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em Foz do Iguaçu dia 20 de dezembro para participar da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados. Há bastante expectativa para o encontro, porque se espera a assinatura do aguardado acordo entre o Mercosul e a União Europeia.
Leia também:
Acordo Mercosul–UE pode ser assinado em Foz do Iguaçu
A movimentação política em Foz do Iguaçu começará no dia 19. Na ocasião, ocorrerão diversos compromissos de chefes de Estado, iniciando pela LXVII Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum (CMC).
Também está prevista uma agenda de reuniões de ministros das Relações Exteriores dos estados-membros e associados do Mercosul, e de ministros da Economia e de presidentes do Banco Central dos estados-membros, além de convidados especiais.
O anúncio partiu do Palácio do Planalto, que também abriu o credenciamento para a imprensa. Apesar de o presidente Lula ter sinalizado a possibilidade de realizar a cúpula em Foz do Iguaçu, havia chance de o encontro ocorrer em Brasília ou no Rio de Janeiro.
Atualmente, a presidência pro tempore do Mercosul está sob comando do Brasil. Para o encontro, há previsão das presenças de presidentes como Santiago Penã (Paraguai) e Javier Milei (Argentina).
Outra possibilidade é de ocorrer a inauguração da Ponte da Integração, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco (Paraguai). Nesta quinta (11), as obras da rodovia de acesso (Perimetral Leste) foram entregues pelo governador Ratinho Júnior.


