Rádio Clube
H2FOZ
Início » Política » Projeto proíbe animais de estimação expostos em vitrines em Foz do Iguaçu

Política

Projeto proíbe animais de estimação expostos em vitrines em Foz do Iguaçu

Objetivo é promover segurança, saúde e bem-estar animal, diz a justificativa da matéria, aprovada pela Câmara de Vereadores.

2 min de leitura
Projeto proíbe animais de estimação expostos em vitrines em Foz do Iguaçu
A matéria precisa da sanção do Poder Executivo – foto meramente ilustrativa: Freepik


Objetivo é promover segurança, saúde e bem-estar animal, diz a justificativa da matéria, aprovada pela Câmara de Vereadores.

LEIA TAMBÉM: PTI lança edital para locação de boxes do Mercado Público de Foz do Iguaçu

Publicidade

A Câmara de Vereadores aprovou projeto que proíbe estabelecimentos comerciais de manter animais expostos em vitrines ou em condições exploratórias. Para virar lei, a matéria precisa da sanção do Poder Executivo.

A vedação é para as condições que causem desconforto e estresse, o que pode ser configurado crime de maus-tratos. A nova regulamentação está no Projeto de Lei Complementar 25/2023.

Cita a justificativa que a norma “busca garantir segurança, saúde e bem-estar dos animais”. A proposta objetiva a promoção de “práticas comerciais éticas, sensíveis e alinhadas aos valores de respeito à vida animal”, expõe a Câmara.

A legislação pretende contribuir para que animais domésticos e de estimação permaneçam longe do excesso de barulho, maus-tratos e situações estressantes. A proposição é da vereadora Protetora Carol (PSD).

Segundo a autora, a demanda é derivada de pedidos da comunidade. Ela complementa afirmando que estudos indicam necessidades que os animais de companhia têm para manter o seu bem-estar emocional e físico.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.