O senador Sergio Moro (União Brasil) recebeu as demandas de Foz do Iguaçu, em áreas que vão da saúde à infraestrutura. A pauta foi discutida durante agenda institucional na Associação Comercial e Empresarial (ACIFI), nessa segunda-feira, 28. A deputada federal Rosangela Moro participou.
A reunião contou com empresários, lideranças da sociedade civil e agentes públicos. São seis pautas que permeiam as esferas estadual e federal, sendo:
- novo Porto Seco: ampliação da área;
- pedágio: preço alto e ausência de obras importantes em Foz do Iguaçu;
- Ponte da Integração: gargalos para abertura;
- Hospital Municipal: modelo e financiamento;
- combate sistêmico à corrupção;
- desenvolvimento econômico trinacional.
O senador se comprometeu em analisar como poderá encaminhar os pedidos. “Farei o máximo para atendê-los, pois os interesses de Foz do Iguaçu são os interesses do Paraná e também são meus”, sublinhou Sergio Moro, após fazer comentários sobre cada um dos itens listados.
O presidente da ACIFI, Danilo Vendruscolo, explicou que as seis pautas estão conectadas. “Nossa economia avançou em formalidade, o que traz justiça social, segurança e progresso. Nossos pedidos entregues ao senador buscam solucionar gargalos e aproveitar oportunidades para seguirmos neste caminho”, frisou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Debrito (PL) agregou à discussão, enfatizando as particularidades da saúde em um contexto de fronteira, exemplificando com o número de cartões do SUS, muito acima do total de habitantes. “Mais de 30% do orçamento do município são investidos na saúde. Essa conta não fecha”, pontuou.
O secretário municipal de Turismo, Jin Bruno Petrycoski, apresentou demandas do setor, como a agilidade na aduana argentina, ampliação de voos e efetivo para o setor de migração. “O problema da fila pode ser pautado pela Comissão de Relações Exteriores, a qual o senhor integra”, reforçou ao senador.
Conjuntura
O senador Sergio Moro também abordou o tarifaço anunciado pelos Estados Unidos ao Brasil, argumentou que houve desmonte das ações e combate à corrupção e externou preocupação com a infraestrutura do Paraná. O parlamentar disse que votou contra aumentos de impostos no Congresso e que é oposição ao governo federal.
PRESENÇAS – Também participaram da reunião o presidente do Codefoz, Marcelo Brito; o presidente do Conselho Superior da ACIFI, Rodiney Alamini; os vereadores Dr. Ranieri Marchioro (Republicanos) e Sidnei Prestes (Mobiliza); os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Edinardo Aguiar, e de Obras, Thaís Escobar; e o presidente da Fundação Cultural, Dalmont Benites.
(Com informações da ACIFI)