Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Vereadora anuncia CPI para abrir ‘caixa-preta’ do Foztrans

Política

Comissão de investigação

Vereadora anuncia CPI para abrir ‘caixa-preta’ do Foztrans

A parlamentar disse na Câmara que vários vereadores estão trabalhando no texto para instalar comissão de investigação.

2 min de leitura
Vereadora anuncia CPI para abrir ‘caixa-preta’ do Foztrans
Anúncio da CPI foi feita na sessão desta segunda-feira, 6 - foto: Christian Rizzi/CMFI
Publicidade


A vereadora Anice Gazzaoui (PP) anunciou que um grupo de parlamentares irá pedir a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para, segundo ela, abrir a “caixa-preta” do Foztrans (Instituto de Transportes e Trânsito). A fala foi na tribuna da Câmara, na sessão desta segunda-feira, 6.

A afirmação ocorreu enquanto a parlamentar questionava o contrato sem licitação, no valor de R$ 25,4 milhões, entre a autarquia e a Celepar, bem como fazia duras críticas à ação governamental no trânsito. Contudo, a vereadora não explicou se o pedido de CPI irá incluir a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, pasta que a advogada Aline Maicrovicz acumula com o Foztrans.

Publicidade

Anice chamou de “absurdo” a dispensa de licitação milionária. “Quando a gente questiona a falta de fiscalização a veículos irregulares, não tem efetivo, não tem dinheiro”, disse. E questionou as duas secretarias sobre o comando de Aline. “Nenhuma das duas funciona, é só cabide de empregos e dinheiro [gasto].”

Publicidade

Ela adiantou que nove vereadores atuam na redação de minuta da CPI — que, conforme Anice, deverá ser protocolada nos próximos dias. Ela emendou às suas críticas o fato de a gestão chegar ao décimo mês, porém ser ainda ter realizado obras e serviços adequadamente, como construção de lombadas e instalação de sinalização viária.

“Será uma CPI para que a gente possa investigar, que a gente abra essa caixa-preta, esse cabide de empregos, esse descaso com o dinheiro público”, declarou. “R$ 25 milhões dá para fazer muita coisa para a comunidade”, discursou Anice Gazzaoui.

Publicidade

CPI

Pelo regimento da Câmara, a comissões parlamentares de inquérito têm poderes de investigação, sendo instaladas mediante requeirmento assinado por um terço dos membros. São destinadas a apurar “fato determinado”, isto é, “acontecimento de relevante interesse para a vida pública e a ordem constitucional, legal e econômica do município.”

Assista (a partir do trecho 2:09:40)

Publicidade

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

    Deixe um comentário