A sessão da Câmara de Vereadores nesta terça-feira, 3, marcou o fim da folga dos vereadores de Foz do Iguaçu, já que a instituição estava em recesso durante o mês de janeiro. Na plenária, os edis aprovaram três moções de aplauso.
- Silva e Luna diz na Câmara que fará ‘ajustes’ na prefeitura
- Fundação tem 5.ª troca na diretoria de cultura sob Silva e Luna
Das quatro matérias pautadas pela mesa diretora na ordem do dia, três eram homenagens. Esse momento da sessão é o espaço dedicado à deliberação de propostas.
Na plenária, também foram lidos projetos e encaminhados requerimentos e indicações ao Poder Executivo.
As moções de reconhecimento tramitaram celeremente. Duas são deste ano e a outra foi apresentada na segunda quinzena de dezembro de 2025.
Vereadores e as moções aplauso
Assim, os vereadores aprovaram a Moção n.º 18/2025, de autoria da vereadora Anice Gazzaoui (PP), que celebra o Coral Cisne Branco Cultural de Foz do Iguaçu.
A segunda homenagem, a Moção n.º 1/2026, é endereçada ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelos 20 anos de serviço na cidade. É coletiva, de autoria de vários vereadores.
Já a Moção n.º 2/2016, também de diversos coautores, aplaude a Mitra Diocesana de Foz do Iguaçu. O motivo: a instalação de placas solares em todas as igrejas em sua abrangência.
A quarta matéria na ordem do dia trata da declaração de utilidade pública, que não chegou a ser votada.
Início do ano legislativo
A Câmara abriu oficialmente o ano legislativo de 2026 nesta terça-feira. A sessão contou com a presença do prefeito Joaquim Silva e Luna (PL) e de secretários municipais.
O presidente do Legislativo, vereador Paulo Debrito (PL), disse que há vários projetos e indicações que devem ser repassados ao Poder Executivo e pontuou “que é muito gratificante atender às demandas da população”, informou a Câmara.




Fiscalizar o que deveriam, de forma mais efetiva, não o fazem. E dá-lhe moções de aplauso e concessão de cidadania honorária a quem, muitas vezes, sabe-se lá porque recebe isso.