Blog pelo Paraná – Cidadão benemérita, Alianças para 2020, Pressão, Tarifa baixa, Férias antecipadas, Sem aulas e Bom ou ruim?

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná de quinta feira, 12 de março de 2020.

Apoie! Siga-nos no Google News

Cidadão benemérita
A Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei do deputado Alexandre Curi (PSB) que concede o título de cidadã benemérita do Paraná à empresária Clemilda Thomé. “Clemilda é exemplo da força da mulher parananense. Seu dinamismo e capacidade de empreender, com ótimos resultados, é uma referência para todos nós. Ela também um excelente trabalho social e contribui muito, de forma muito generosa, com entidades e com o Estado”, disse Alexandre Curi. A entrega do título será dia 24.

Alianças para 2020
O PSD, partido do governador Ratinho Júnior, avança nas definições para as eleições municipais deste ano. O partido já decidiu apoiar a candidatura de Marco Franzato, conhecido nacionalmente pela marca Morena Rosa, em Cianorte. Em Guarapuava, o ex-prefeito e ex-deputado estadual Fernando Carli assumirá o comando da legenda na cidade. Em Jacarezinho, o empresário Marcelo Palhares contará com o apoio do partido. Em Pinhais, a prefeita Marli Paulino se filiará ao PSD para disputar a reeleição este ano.

Alianças 2
A deputada Maria Victoria, presidente estadual do PP, e o chefe da Casa Civil, deputado Guto Silva (PSD) se reuniram nesta terça-feira (10) para debater as alianças que serão firmadas entre os dois nas eleições municipais de outubro. “PP e PSD caminharão juntos em diversas cidades. Estamos organizando as estruturas, definindo planos de ação e elaborando planos de governo. Teremos candidatos e candidatas preparados e dispostos a ajudar a ampliar o desenvolvimento do Paraná”, afirmou.

Refrega
O entra-sai do vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, atualmente no PSDB, ao PSD causou maior refrega no meio político. O pré-candidato do PSD a prefeito, Ney Lerpervost, soltou uma nota da direção estadual do partido apoiando sua pré-candidatura, criticou duramente Pimentel em entrevista e foi para São Paulo falar com o presidente da sigla, Gilberto Kassab.   

Pressão
Deputados da bancada federal do Paraná se reuniram na Empresa de Planejamento e Logística (EPL), em Brasília, e reiteraram que o novo sistema a ser implantado a partir de 2021, quando vencem as concessões em vigor, leve em conta a proposta pela tarifa mais baixa. “A tarifa mais baixa é a nossa pauta, até convencermos o governo federal. Hoje está encaminhado um sistema misto, com limite de desconto e cobrança de cessão onerosa”, diz o coordenador da bancada do Paraná em Brasília, deputado Toninho Wandscheer (Pros).

Passeio
A Itaipu Binacional afirmou que manterá o passeio turístico aos visitantes na usina no lado brasileiro. Em função do coronavirus, o lado paraguaio da binacional suspendeu as visitas. “Sobre o coronavírus, a Itaipu, margem esquerda, esclarece que manterá as visitas aos atrativos turísticos da usina normalmente, seguindo orientação do Ministério da Saúde, que acompanha a situação atentamente, aplicando todos os protocolos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde. Do lado paraguaio, elas foram suspensas”, diz a nota da binacional.

Acesso
A Assembleia Legislativa aprovou requerimento do deputado Romanelli (PSB) ao ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes em que pede cópia dos estudos sobre a nova modelagem do pedágio a ser implantado no Paraná. As atuais concessões terminam em novembro de 2021 e a nova proposta prevê pedágio  de 4,1 mil quilômetros de estradas  – atualmente são 2,5 mil quilômetros.

Tarifa baixa
“Se for por outorga e não pela menor tarifa, vai se repetir o mesmo modelo atual que já sangrou R$ 20 bilhões da economia do Paraná, que tem a tarifa mais cara do País e as concessionárias, não fazem a maioria das obras (duplicações) prevista nos contratos”, disse Romanelli ao atender um pedido do Instituto Brasil Transportes (IBT). 

Férias antecipadas
Diante do avanço do coronavírus, do Ministério da Saúde já discute a possibilidade das escolas adiantarem o período de férias de dezembro para os meses de inverno. Outra sugestão em análise é que o período de férias de julho seja ampliado, evitando aglomerações no período em que há mais casos de gripe e resfriados e, agora, de alerta para o novo vírus.

Sem aulas
O presidente do Paraguai, Mario Marito Abdo Benítez, mandou suspender as aulas nas escolas e eventos tempo indeterminado para conter o avanço do coronavírus no país. A medida é inédita entre os países latino-americanos frente à nova epidemia, que já atingiu mais de 100 países e 110.000 pessoas. No Paraguai, porém, há apenas um caso confirmado de contaminação, segundo a Organização Mundial da Saúde.  

Bom ou ruim?
O Instituto Paraná Pesquisas foi a campo e perguntou aos eleitores se é bom ou ruim para o País o fato do presidente Jair Bolsonaro apoiar os atos contra o Congresso Nacional. Os resultados: 57,1% de ruim e 35% de bom, 40% afirmaram que Bolsonaro agiu certo e 52,3%, errado. O instituto entrevistou 2.202 eleitores de 160 cidades de 26 estados e Distrito Federal, entre os dias 4 e 6 de março. A margem de erro é de 2%.

Sem extremos
Pesquisa da Quaest Consultoria indica que os brasileiros são contra medidas extremas nos impasses políticos: 50% são contra fechamento do Congresso Nacional, 33% se disseram a favor e 17% não quiseram/não responderam. A maioria dos pesquisados, 49%, não apoia um eventual impeachment de Jair Bolsonaro, ante 39% favoráveis e 12% não souberam/não quiseram responder. A Quaest fez mil entrevistas entre os dias 2 e 5 deste mês.  A margem de erro é de 3,1%.

Amputação
O deputado Boca Aberta (Pros-PR) apresentou projeto de lei que prevê a amputação das mãos de políticos condenados por corrupção. A punição atingiria presidente, governadores, deputados, senadores e vereadores, condenados pela Justiça após trânsito em julgado, sem mais possibilidades de recursos.  A proposta “dispõe sobre a amputação das mãos direita e esquerda de político que cometa crime de abuso de poder econômico, improbidade administrativa que importe lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito”.  

Redação ADI-PR Curitiba  
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.  
 

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.