Prainhas da Costa Oeste passam a oferecer cadeiras anfíbias

Duas cidades da região ofertarão o equipamento para pessoas com dificuldade de locomoção.

Apoie! Siga-nos no Google News

Resultado da ampliação, pelo estado, dos pontos de atendimento com cadeiras anfíbias, duas cidades da Costa Oeste passarão a ofertar o equipamento. O objetivo é contribuir para a segurança de pessoas com dificuldade de locomoção que utilizam os balneários na região.

LEIA TAMBÉM: Confira os feriados e pontos facultativos para 2024 no Paraná

Os municípios de Santa Helena e Itaipulândia irão dispor das cadeiras anfíbias a partir desta sexta-feira, 22. Elas integram o projeto Praia Acessível e são disponibilizados pelo Governo do Estado, em parceria com a Sanepar.

No litoral, que já contava com o serviço, houve ampliação. Os profissionais no atendimento são, na maior parte, formados ou estudantes de Fisioterapia e Educação Física, que passaram por capacitação, informa a Agência Estadual de Notícias.

A ampliação atende a uma demanda dos municípios. Mas principalmente visa a oferecer serviços com acessibilidade e inclusão às pessoas com deficiência, segundo o secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni.

“Desde o ano passado, com o sucesso que tivemos, alguns municípios nos procuraram para termos a parceria deste serviço”, registrou. “Conseguimos neste ano fechar com Santa Helena, Itaipulândia e Paranaguá, mas já temos outros previstos para a próxima temporada”, frisou.

A prefeita de Itaipulândia, Cleide Inês Griebeler Prates, destacou a segurança e a inclusão. “Ficamos muito felizes com essa parceria com o Governo do Estado, para que possamos oferecer aos nossos moradores e turistas momentos de lazer, descontração e principalmente inclusão”, ressaltou.

Cadeiras anfíbias

O equipamento tem rodas especiais para o deslocamento na areia e na água. Possui cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. É flutuante, feito em material leve e inoxidável.

“Por serem mais altas, elas permitem que o usuário entre no mar ou em rios em uma profundidade segura”, detalhou a AEN. O uso é orientado quanto à forma correta para condução das pessoas com deficiência até a cadeira e sobre seu uso.

Datas e locais de disponibilidade das cadeiras anfíbias na Costa Oeste:

De 22 de dezembro de 2023 a 13 de fevereiro de 2024, de sexta-feira a domingo, das 9h às 12h e das 15h às 19h.

Itaipulândia

Balneário Jacutinga: Avenida Beija-Flor, Linha Jacutinga.

Santa Helena

Balneário Municipal: prolongamento da Avenida Brasil, s/n.º.

LEIA TAMBÉM