Guatá Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Estado declara alerta para enfrentamento de síndromes respiratórias

Saúde

Síndromes Gripais

Estado declara alerta para enfrentamento de síndromes respiratórias

Os casos de hospitalização por vírus respiratórios no Paraná tiveram aumento de 43,17% neste ano; índice de vacinação está aquém da meta.

3 min de leitura
vacina contra gripe
Casos de influenza predominam - foto ilustrativa: Freepik

O Governo do Paraná declarou estado de alerta em saúde pública para o enfrentamento das síndromes respiratórias agudas graves (SRAGs). Dados epidemiológicos indicam aumento de 43,17% nos casos de hospitalização por vírus respiratórios no estado.

A Resolução n.º 1.014/2025, publicada por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), detalha medidas que devem ser adotadas pelos municípios para prevenção e controle das doenças.

Além de declarar o estado de alerta, a resolução institui o Plano de Ação Estadual e determina a elaboração de planos de ação municipais. A validade é de 90 dias. 

Dados da Sesa revelam que, desde o início do ano, foram confirmados 10.635 casos e 523 óbitos por SRAG hospitalizado no Paraná.

Desse total, 991 ocorrências e 85 mortes são por influenza. Entre as pessoas que morreram, apenas nove haviam se vacinado contra a gripe.

Aumento de internamentos

Segundo a Sesa, o recorte de dados epidemiológicos de 2024 e 2025, da semana epidemiológica n.º 18 (que considera dados a partir de 27 de abril) até a semana n.º 22 (até 31 de maio), indica o aumento de 43,17% de casos hospitalizados — houve um salto de 3.164 para 4.530 por SRAG no estado.

Dos 399 municípios, 55,6% (222) apresentaram casos de SRAG hospitalizado por vírus respiratórios e 6,3% (25) já tiveram ocorrência de óbito.

“Estamos com um momento de muita pressão nas vagas de leitos hospitalares, tanto de enfermaria quanto também de UTIs em todo o estado”, afirma o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.

Na última semana, a Sesa chegou a autorizar abertura de 58 leitos nas regiões de Curitiba, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa.

Na região de Foz do Iguaçu, a perspectiva é de abrir 25 leitos pediátricos no Hospital Madre Die, em São Miguel do Iguaçu (15 de enfermaria e 10 de UTI infantil).

A medida é necessária para desafogar o Hospital Municipal Padre Germano Lauck, que registra superlotação.

Leia mais

Adesão a vacina é baixa

A resolução também reforça a importância da vacinação contra a gripe. Conforme dados do Vacinômetro Nacional, 2.462.215 vacinas foram aplicadas no estado, com cobertura geral de 42,11% entre os idosos, crianças e gestantes. A meta é atingir 90% de cada um dos públicos-alvo.

Entre os vírus que circulam no estado, o predomínio é da influenza. Amostras processadas recentemente pelo sistema Sentinela indicaram que 47,9% (1.267 de 2.643) tiveram resultados positivos para vírus respiratórios.

Dos vírus identificados, 283 foram influenza, e 1.009, outros vírus respiratórios, sendo que 48 amostras apresentaram codetecção.

Além da influenza, a covid-19 também segue como ponto de atenção. Entre 29 de dezembro de 2024 e 31 de maio de 2025, foram notificados 14.600 casos e 94 óbitos de covid-19 em pessoas residentes no Paraná.

A incidência é de 125,9 ocorrências a cada 100 mil habitantes, e a taxa de mortalidade é de 0,81 óbito a cada 100 mil habitantes.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortacelecer o jornalismo.

Denise Paro

Denise Paro é jornalista pela UEL e doutoranda em Integração Contemporânea na América Latina. Atua há mais de duas décadas nas Três Fronteiras e tem experiência em reportagens especias. E-mail: deniseparo@h2foz.com.br

Deixe um comentário