A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) garantiu a continuidade dos serviços de maternidade do Hospital Itamed, em Foz do Iguaçu. O hospital havia anunciado a interrupção dos atendimentos, em um prazo de 60 dias, em razão da defasagem dos valores da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).
Leia também: Hospital Itamed anuncia suspensão de atendimento de partos e acende alerta na saúde de Foz
Um alinhamento conjunto entre a Sesa, a Itaipu Binacional e a própria instituição, com o objetivo de buscar alternativas de financiamento e recomposição de recursos com o Ministério da Saúde, considerando a defasagem histórica da tabela do SUS, está em andamento, conforme a nota.
Hospital tem papel estratégico em Foz do Iguaçu
No informe, a Sesa ainda diz que reconhece a relevância e a qualidade dos serviços prestados pela Fundação de Saúde Itaiguapy, responsável pelo Hospital Itamed, o qual desempenha papel estratégico na assistência à população de Foz do Iguaçu e de toda a 9.ª Regional de Saúde.
Segundo a nota, a unidade é referência importante, com destaque para a maternidade, que realiza em média 300 partos por mês, além dos atendimentos especializados em oncologia, cardiologia, neurologia e outras áreas essenciais.
“Trata-se de um parceiro fundamental do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo de forma significativa para o atendimento da população”, realça a Sesa.
A Secretaria da Saúde, ainda conforme a nota, reforça que, apenas no último ano, foram repassados mais de R$ 57 milhões ao Hospital Itamed, evidenciando o compromisso do Governo do Estado com a manutenção e o fortalecimento dos serviços ofertados pelo hospital.
O órgão ainda afirma manter diálogo permanente com a direção da unidade hospitalar, trabalhando de forma integrada para garantir a continuidade da assistência, com qualidade e segurança, à população de Foz do Iguaçu e região.
Ainda na manhã desta terça-feira, a mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde (COMUS) fez uma reunião com a direção da 9.ª. Regional de Saúde, que representa a Sesa na região para tratar do assunto e há expectativa de acordo.
O atendimento do hospital na área de partos abarca Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu.



Então a ratazana não está fazendo os repasses da saúde, não consegue manter nenhum serviço pago e bem feito, é só desvio