Foz do Iguaçu recebeu carreta para tratamento oftalmológico, a iniciar nesta sexta-feira, 14, o atendimento a pacientes agendados e encaminhados pelo município. O serviço será gratuito, via Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa Agora Tem Especialistas é do governo federal, por meio do Ministério da Saúde e Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS). A ação também ocorre em outros municípios do país.
O objetivo é levar serviços de saúde até onde a população está e contribuir para reduzir filas à espera de especialidades. Na cidade, a chegada da carreta oftalmológica foi anunciada pelo secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda.
“O programa Agora Tem Especialistas traz, além de atendimentos em quantidade, atendimentos de qualidade, integrados aos gestores do SUS local”, disse. “Esta carreta de oftalmologia tem capacidade para realizar mil atendimentos por mês e 2.400 cirurgias. A previsão é que a carreta aqui em Foz do Iguaçu permaneça, inicialmente, por 60 dias e depois percorra outros municípios do Paraná, atendendo outras regiões.”
As carretas do programa são estruturadas com equipamentos de última geração. Contam com centro cirúrgico adaptado para realizar cirurgias de catarata, além de outros procedimentos oftalmológicos de média complexidade.
Agora Tem Especialistas
As unidades móveis funcionam de forma integrada à rede de saúde local, articulando-se com a atenção primária, a rede ambulatorial e hospitalar, conforme o Ministério da Saúde. Os agendamentos serão realizados pela Central Municipal de Regulação, seguindo a ordem única do sistema.
“Para essa ação, foram investidos R$ 18,9 milhões em recursos federais”, contabiliza a pasta. O programa prevê a circulação de 150 carretas em todo o país até 2026, com atendimento especializado pelo Brasil.
Adriano Massuda, secretário executivo do Ministério da Saúde:
(Com informações do Ministério da Saúde)


