A Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu implantou o serviço de implantes dentários na rede pública, pelo SUS. O objetivo é ampliar o acesso a tratamentos de reabilitação oral e iniciar a redução da demanda reprimida por próteses.
Em oito dias de cirurgias, 47 pacientes foram atendidos, com a instalação de 237 implantes. Os procedimentos são realizados no Poliambulatório, onde funciona o Centro Integrado de Saúde (CIS), na região do Porto Meira, com equipe especializada e suporte técnico para o atendimento.
Nesta etapa inicial, estão sendo convocados pacientes que já aguardavam na fila para prótese dentária, estimada em cerca de 2 mil pessoas. Até então, o município não ofertava implantes na rede pública, o que limitava as alternativas de reabilitação oral.
Os pacientes passam por avaliação clínica para verificar a indicação do procedimento. Quando não há possibilidade de implante, permanecem na fila para prótese convencional.
“Muitos desses pacientes aguardavam há anos por uma solução definitiva”, expõe o secretário municipal de Saúde, Fábio de Mello. “A oferta de implantes dentários pelo SUS vem justamente para enfrentar essa demanda reprimida com planejamento, responsabilidade e cuidado técnico.”
Como acessar o serviço
De acordo com a Secretaria de Saúde, novos interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para avaliação inicial com cirurgião-dentista. Com esse procedimento, ocorre a eventual inclusão na fila de atendimento especializado.
A implantação do serviço conta com apoio de recursos federais e parceria com o Governo do Estado. A expectativa da gestão municipal é ampliar gradualmente a oferta e reduzir o tempo de espera por reabilitação bucal na rede pública.


