A frota de ônibus em Foz do Iguaçu roda com um chamado à prevenção ao câncer entre homens: é a campanha Novembro Azul. Pelo quarto ano seguido, a Viação Santa Clara (Visac), operadora do transporte coletivo, encampa a ação.
No mês passado, a alusão era à importância dos cuidados com a saúde da mulher, durante o Outubro Rosa. Agora, o foco são medidas preventivas ao câncer de próstata, segunda principal causa de morte por tumores entre os homens no país.
São 94 ônibus que transportam mais de 50 mil passageiros diariamente, exibindo o adesivo com laços azuis no para-brisa, em alusão à campanha. A mensagem é a de que o diagnóstico precoce da doença eleva chances de tratamento e reduz a mortalidade.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre 2023 e 2025, são estimados mais de 71 mil novos casos de câncer de próstata por ano no país. Além do câncer de próstata, os tipos que mais acometem os homens são os de pulmão, estômago, fígado e traqueia.
Prevenção
O câncer de próstata é um tumor que se desenvolve na glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga. O diagnóstico pode ser feito por meio do exame de sangue PSA (antígeno prostático específico) e do exame de toque retal.
Entre os sintomas mais comuns estão:
- dificuldade para urinar; e
 - presença de sangue na urina ou no sêmen.
 
“A realização de exames periódicos, o controle do peso, uma alimentação equilibrada, a prática regular de atividades físicas e a redução do consumo de álcool e do tabaco ajudam a prevenir o câncer e outras doenças”, registra a Visac.
Mais informações: visac.com.br.
(Com informações da assessoria)


