Sábado é dia de mobilização pela vacinação contra a influenza nas unidades de saúde em Foz

Pessoas com mais de 60 anos, crianças, gestantes, professores e profissionais da saúde precisam receber as doses.

Neste sábado, 15, acontece o dia “D” para vacinação gratuita contra a influenza (gripe H1N1). Com a campanha em Foz do Iguaçu, todas as unidades básicas de saúde aplicarão as doses, das 8h às 14h.

A mobilização visa a aumentar a cobertura vacinal, que segue baixa em grupos prioritários para a imunização.

Poderão receber a vacina:

– crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
– gestantes;

– puérperas (mulheres em período pós-parto de até 45 dias);

– idosos acima de 60 anos;

– trabalhadores da saúde; e

– professores e agentes de apoio das redes pública e privada de ensino.

“As unidades de saúde atenderão à demanda espontânea [por chegada], mas a orientação é agendar o atendimento”, informa a Agência Municipal de Notícias (AMN), a fim de evitar aglomerações. O agendamento é feito pelo site vacinacao.pmfi.pr.gov.br.

Segundo levantamento da prefeitura, 46% das crianças foram imunizadas contra a gripe, o que corresponde a 10.116 das mais de 22.022 que devem receber a dose. Entre as gestantes, a cobertura é de 42%; puérperas, de 48%; trabalhadores da saúde, 34%; e idosos, apenas 7%.

Neste sábado também terá seguimento a vacinação contra a influenza em professores, monitores e agentes de apoio na sede da Vigilância em Saúde, no formato drive-thru. A vacinação desse grupo começou nesta semana.

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a prefeitura não recomenda a aplicação das vacinas contra a covid-19 e contra a gripe simultaneamente. “A orientação é respeitar o intervalo de 14 dias entre uma e outra dose”, frisa a AMN.

Vacinação em 26 unidades

A aplicação da vacina contra a influenza, neste dia “D”, ocorrerá em 26 das 30 unidades de saúde. As exceções são os postos do Morumbi III, a Unidade 24 Horas Padre Ítalo, no Porto Meira, e as unidades do Jardim São Paulo II e Jardim América.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.