A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu realiza vacinação gratuita contra o sarampo neste sábado, 13, das 10h às 16h, no Cataratas JL Shopping, no piso L1. As doses serão aplicadas para pessoas de 12 meses a 59 anos.
Ainda que não registre casos, por ser fronteira, Foz do Iguaçu reforça a prevenção contra a doença. A vacina tríplice viral protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba.
O imunizante é a principal forma de prevenção, frisa a Saúde. O “objetivo da ação é ampliar a cobertura vacinal e assegurar que Foz do Iguaçu se mantenha livre do sarampo”, expõe.
Conforme a pasta, a vacinação no shopping visa a facilitar a quem tem dificuldade de ir às unidades de saúde em dia de semana, principalmente trabalhadores.
Sarampo
O Calendário Nacional de Vacinação 2025 preconiza que, para ser considerado protegido contra o sarampo, é necessário:
- primeira dose: aos 12 meses de idade;
- segunda dose: aos 15 meses de idade;
- pessoas de até 29 anos: duas doses da vacina comprovadas;
- pessoas de 30 a 59 anos: pelo menos uma dose comprovada.
A orientação é que as pessoas compareçam para vacinar-se com um documento pessoal e, se possível, com a carteira de imunização.
O Paraná não tem casos de sarampo desde 2020 e conta com mais cobertura vacinal da tríplice viral. O reforço em Foz do Iguaçu é em função de ocorrências da doença nos países vizinhos: Argentina, Paraguai e Bolívia.
(Com informações da Agência Municipal de Notícias)