Avião que saiu de Foz do Iguaçu foi apreendido com R$ 3 milhões em celulares no último dia 20. A abordagem da Receita Federal do Brasil (RFB) foi feita no aeroporto em Porto Belo (SC).
O piloto e seu ajudante no transporte da carga milionária são moradores iguaçuenses e foram presos em flagrante por descaminho. Ao todo, eram transportados 571 smartphones de origem estrangeira.
O monomotor modelo RV-10 foi abordado em operação de inteligência. A atuação foi das equipes de repressão ao contrabando e descaminho da Receita Federal.
Avião celulares
Na vistoria, no interior do avião, foram encontrados os aparelhos sem a comprovação de importação regular.
“No momento da abordagem, um veículo VW/Taos estava estacionado em frente ao hangar”, reportou a RFB. “O motorista, de 34 anos e morador de Foz do Iguaçu, auxiliava o piloto a empurrar a aeronave para dentro do galpão.”
Duas prisões
Aeronave, veículo e mercadorias irregulares foram apreendidos pela Receita. Os dois homens receberam voz de prisão e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal em Florianópolis (SC).
“O piloto, de 58 anos e residente em Foz do Iguaçu, já havia sido preso anteriormente, em janeiro de 2023, na cidade de Ourinhos (SP)”, contextualizou a ABr. Na ocasião, transportava 452 celulares escondidos em fundo falso no para-choque traseiro de um veículo, carga avaliada em R$ 809 mil.




