Brasil doa dois helicópteros ao Paraguai para patrulhar fronteiras

Os aparelhos pertencem à Polícia Federal e são os mais antigos da frota.

Apoie! Siga-nos no Google News

Os aparelhos pertencem à Polícia Federal e são os mais antigos da frota.

A representação do Brasil no Parlamento do Mercosul aprovou um projeto de doação de dois helicópteros ao Paraguai. Os aparelhos, que pertencem à Polícia Federal brasileira, serão utilizados no patrulhamento das fronteiras entre os dois países, informa o portal paraguaio AeronáuticaPy.

Segundo o portal, os helicópteros Bell 412EP foram fabricados nos Estados Unidos e entregues à Polícia Federal no ano de 1995. Em 2020, por orientação do então ministro da Justiça Sergio Moro, o presidente Jair Bolsonaro enviou ao Congresso o pedido de doação das duas unidades ao Paraguai.

A Polícia Federal ficará responsável pelos custos de traslado dos aparelhos desde Brasil até Foz do Iguaçu, onde se fará a entrega oficial ao Paraguai.

O site brasileiro Aeroin informa, por sua vez, que os dois helicópteros são os mais antigos da frota da PF. Eles são das última linhagem da família Huey, consagrada na Guerra do Vietnã e reconhecida no mundo inteiro por sua robustez. Possuem dois motores turbo-eixo e quatro pás, que são os pontos que mais destoam do UH-1 Huey, que foi utilizado pela Força Aérea Brasileira no passado.

Junto com helicópteros Esquilo mono e biturbina, e um Agusta AW139, os dois 412EP compunham a frota de asas rotativas do CAOP – Comando de Aviação Operacional da PF, responsável por operar as aeronaves da polícia.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.