Rádio Clube
H2FOZ
Início » Segurança Pública » Cabelos apreendidos serão usados na confecção de perucas para pacientes com câncer

Segurança Pública

Cabelos apreendidos serão usados na confecção de perucas para pacientes com câncer

Cerca de 800 quilos de cabelo, retidos pela RF, foram doados para beneficiar pacientes; material foi avaliado em R$ 600 mil

2 min de leitura
Cabelos apreendidos serão usados na confecção de perucas para pacientes com câncer
O cabelo servirá para fazer perucas para pacientes oncológicos e de outras enfermidades. Foto: RF

A Receita Federal – RF fez a doação de aproximadamente 800 quilos de cabelo humano apreendidos em operações de combate ao contrabando e ao descaminho, avaliados em cerca de R$ 600 mil.

Leia também: De uísque a álcool gel: destino curioso de apreensões em Foz

Publicidade

A doação foi entregue, nesta quarta-feira, 5, à Associação JusCidadania — Voluntariado da Justiça Federal no Paraná, para ser entregue à Associação Sol-Doando Amor.

Instituição sem fins lucrativos, a Associação JusCidadania foi fundada em 2006 por servidores e magistrados da Justiça Federal do Paraná e fomenta o desenvolvimento social e humano.

Com sede em Ponta Grossa, a Associação Sol-Doando Amor atende pessoas em tratamento de câncer e outras enfermidades.

Um dos principais serviços realizados é a confecção de perucas, que contribuem para a melhora da autoestima e bem-estar dos pacientes.

cabelos_apreendidos
A doação foi entregue, nesta quarta-feira, 5, à Associação JusCidadania. Foto: RF

Para cada peruca, 350 gramas de cabelo

Para fazer cada peruca é preciso de aproximadamente 350 gramas de cabelo limpo, 450 gramas de cabelo sujo e um total de 13 metros de cabelos tecidos e de uma máquina de costura especializada para o tecido dos fios.

A confecção passa por um rigoroso procedimento de higienização e separação, de forma a evitar quedas e imperfeições.

A doação da Receita Federal possibilitará à associação confeccionar cerca de 400 perucas, as quais serão destinadas gratuitamente a pacientes em tratamento de câncer e outras enfermidades, tais como aquelas que possam danificar o cabelo, a exemplo de alopecia e escalpelamento.

Diversas autoridades estiveram presentes no evento de entrega, incluindo o delegado da Alfândega da Receita Federal em Curitiba, Rafael Rodrigues Dolzan; o delegado da Receita Federal em Ponta Grossa, Remy Deiab Junior; e o juiz federal Antônio César Bochenek.

Também participaram da solenidade a coordenadora regional da Associação JusCidadania, Rosana Guimarães de Almeida, e a presidente da Associação Sol-Doando Amor, Nadia Solange Menezes.

(Com informações da assessoria de comunicação da RF)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Denise Paro

    Denise Paro é jornalista pela UEL e doutoranda em Integração Contemporânea na América Latina. Atua há mais de duas décadas nas Três Fronteiras e tem experiência em reportagens especias. E-mail: deniseparo@h2foz.com.br