A Receita Federal – RF fez a doação de aproximadamente 800 quilos de cabelo humano apreendidos em operações de combate ao contrabando e ao descaminho, avaliados em cerca de R$ 600 mil.
Leia também: De uísque a álcool gel: destino curioso de apreensões em Foz
A doação foi entregue, nesta quarta-feira, 5, à Associação JusCidadania — Voluntariado da Justiça Federal no Paraná, para ser entregue à Associação Sol-Doando Amor.
Instituição sem fins lucrativos, a Associação JusCidadania foi fundada em 2006 por servidores e magistrados da Justiça Federal do Paraná e fomenta o desenvolvimento social e humano.
Com sede em Ponta Grossa, a Associação Sol-Doando Amor atende pessoas em tratamento de câncer e outras enfermidades.
Um dos principais serviços realizados é a confecção de perucas, que contribuem para a melhora da autoestima e bem-estar dos pacientes.

Para cada peruca, 350 gramas de cabelo
Para fazer cada peruca é preciso de aproximadamente 350 gramas de cabelo limpo, 450 gramas de cabelo sujo e um total de 13 metros de cabelos tecidos e de uma máquina de costura especializada para o tecido dos fios.
A confecção passa por um rigoroso procedimento de higienização e separação, de forma a evitar quedas e imperfeições.
A doação da Receita Federal possibilitará à associação confeccionar cerca de 400 perucas, as quais serão destinadas gratuitamente a pacientes em tratamento de câncer e outras enfermidades, tais como aquelas que possam danificar o cabelo, a exemplo de alopecia e escalpelamento.
Diversas autoridades estiveram presentes no evento de entrega, incluindo o delegado da Alfândega da Receita Federal em Curitiba, Rafael Rodrigues Dolzan; o delegado da Receita Federal em Ponta Grossa, Remy Deiab Junior; e o juiz federal Antônio César Bochenek.
Também participaram da solenidade a coordenadora regional da Associação JusCidadania, Rosana Guimarães de Almeida, e a presidente da Associação Sol-Doando Amor, Nadia Solange Menezes.
(Com informações da assessoria de comunicação da RF)


