Servidores da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu contabilizaram, nesta quarta-feira, 27, R$ 700 mil em mercadorias fruto do contrabando e descaminho em um ônibus de turismo.
Leia também: Duas apreensões no mesmo dia rendem R$ 220 mil em celulares e vapes na fronteira
O coletivo foi apreendido, no dia 31 de julho, em uma abordagem feita com apoio da Polícia Rodoviária Federal, na Unidade Operacional de Polícia (UOP) em Céu Azul, e deslacrado hoje.
No dia da apreensão, o ônibus transportava apenas seis passageiros e tinha como destino o estado de São Paulo.
Por levantar suspeitas por parte dos servidores, o veículo foi encaminhado ao escâner da Ponte Internacional da Amizade, na aduana entre Brasil e Paraguai.
Com a averiguação, um compartimento oculto foi identificado, contendo uma grande quantidade de mercadorias.
Entre os itens apreendidos, havia aparelhos celulares, tablets, perfumes e medicamentos de uso restrito, como canetas injetáveis com medicamentos indicados para diabetes e popularmente usados em processo de emagrecimento.
Os smartphones encontrados eram aparelhos recondicionados.
O veículo e os produtos foram encaminhados à Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu para os procedimentos legais cabíveis.
Não houve prisão, mas uma representação fiscal para fins penais será feita no Ministério Público Federal.
A Receita Federal reforça que a entrada de mercadorias estrangeiras sem a devida regularização fiscal configura crime e pode resultar na apreensão dos bens e em penalidades aos responsáveis.
Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos números (45) 99134-0100 e (45) 99152-2036.
(Com informações da assessoria de comunicação)