Ex-deputado paraguaio ligado ao tráfico vai pra prisão. E perde helicóptero

Helicóptero aguardava matrícula para poder ser utilizado, segundo a Senad, em apoio ao tráfico. Foto: Senad
Siga a gente no

Juan Carlos Ozorio será encaminhado à Penitenciária de Emboscada.

O ex-deputado Juan Carlos Ozorio, que renunciou ao cargo depois de surgirem gravações de conversas dele com traficantes, inclusive do Comando Vermelho, escapou de ir para a Penitenciária de Tacumbú, considerada uma das mais perigosas do mundo.

Ele será levado para a Penitenciária de Emboscada, conforme o ministro da Justiça, Édgar Olmedo, informou ao jornal Última Hora. É que Tacumbú, segundo o ministro, ainda não recebe novos reclusos devido a cuidados para evitar a propagação da pandemia de covid-19.

A prisão preventiva do ex-deputado foi decretada pela juíza Rosarito Montanía, que atendeu pedido do Ministério Público.

LIGAÇÕES

Ozorio está sendo imputado por supostos crimes de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e associação criminosa, conforme foi apurado pela operação “A Ultranza Py”, desenvolvida pela Senad com apoio da DEA – Agência Antidrogas dos Estados Unidos.

De acordo com as investigações, o ex-deputado tinha vínculos comerciais com os líderes de um esquema de tráfico, os irmãos Miguel e José Insfrán, ambos foragidos da Justiça.

Ozorio é acusado de haver facilitado aos irmãos a possibilidade de pôr em circulação o dinheiro proveniente da venda de drogas, por meio da Cooperativa San Cristóbal, da qual ele era presidente.

Ele também é processado por fazer gestões para obter a matrícula de um helicóptero que teria sido comprado para uso da organização criminosa.

O helicóptero foi apreendido nesta quinta-feira, 3, pela Secretaria Nacional Anridrogas, acompanhados do promotor Deny Yoon Park.

O aparelho, fabricado no Brasil, estava num hangar particular localizado no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi.

LEIA MAIS

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

-->