GAECO faz operação em Foz e mais 12 cidades; alvos são policiais civis

Buscas foram em delegacias, escritório e residências - Foto: Divulgação/MPPR

Ao todo, foram expedidas 26 ordens de busca e apreensão, além de suspensão de policiais e delegado.

Na manhã desta quarta-feira, 1º, agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) foram às ruas cumprir mandados em Foz do Iguaçu e em mais 12 cidades do Paraná e Santa Catarina. Ao todo, são 26 ordens de busca e apreensão.

As abordagens foram em seis delegacias de polícia, um escritório de advocacia, uma empresa e diversas residências, segundo balanço do Ministério Público do Paraná (MPPR). A intervenção é um desdobramento da Operação Aboiz, deflagrada em 2019, investigação sobre “possíveis crimes cometidos por uma organização criminosa com a participação de policiais civis”, informa a promotoria.

As buscas nesta quarta-feira tiveram o objetivo de recolher celulares, documentos, computadores, dinheiro e objetos ilícitos. Estão entre os alvos dos mandados um delegado, quatro escrivães e cinco investigadores da Polícia Civil. Apuração do GAECO dá conta de que um empresário manteria empresa de recuperação de automóveis furtados que “encontrava”.

“Para isso, ele contaria com o auxílio de agentes da Polícia Civil, que passariam previamente os dados dos veículos para o líder da organização”, expõe o MPPR. No âmbito da investigação, a Justiça também autorizou a “suspensão das atividades econômicas da empresa investigada”, frisa a promotoria do Paraná, e a retirada de quatro policiais de suas funções, incluindo um delegado.

As investigações começaram pelo GAECO de Foz do Iguaçu, “quando se verificou que um veículo apreendido na cidade de São Mateus do Sul fora restituído ilegalmente”, ressalta o MPPR. Essa “restituição” deve a “participação de policiais civis da Delegacia de Guaíra e de Marechal Cândido Rondon”, sustenta a promotoria.

Os mandados foram cumpridos nas seguintes cidades: Curitiba, São José dos Pinhais, Piraquara, Toledo, Foz do Iguaçu, União da Vitória, Altônia, Guarapuava, Matinhos, Pontal do Paraná, Pinhais e Umuarama. Em Santa Catarina, a ação ocorreu em Balneário Camboriú.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

-->