Guardas serão investigados por possível omissão em acidente da JK

Relatório preliminar apontou possível negligência de servidores; motorista que bateu em moto não fez teste do bafômetro

A Secretaria Municipal de Segurança Pública informou nesta sexta-feira, dia 2, que abriu Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar a conduta de dois guardas municipais responsáveis pelo atendimento da ocorrência de trânsito que resultou na morte de pai e filho na Avenida JK, dia 17 de março deste ano.

Em nota oficial assinada pelo Secretário Municipal de Segurança Pública, Paulo Tinoco, o município informa que o processo administrativo foi aberto após a finalização do Relatório Conclusivo da Investigação Preliminar Sumária (IPS), conduzido pela corregedoria da corporação.

Conforme a nota, “a investigação preliminar foi minuciosa e incluiu a análise de imagens de câmeras de monitoramento, registros de áudio dos radiocomunicadores da viatura”.

Também foi realizada “oitiva de testemunhas, dos próprios agentes envolvidos e do então responsável pela Central de Operações da Guarda Municipal no dia da ocorrência”.

Ainda de acordo com a nota, “embora não tenham sido identificados indícios de favorecimento ou condutas relacionadas à corrupção, o relatório apontou possível negligência por parte dos servidores, especialmente no que diz respeito à omissão no encaminhamento do motorista envolvido às autoridades competentes, o que permitiu sua evasão do local”.

Diante do que foi apurado, o secretário municipal de Segurança Pública determinou a instauração processo e garantirá aos envolvidos o exercício do contraditório e da ampla defesa, conforme assegurado em lei, menciona o documento.

A investigação terá um prazo de 60 dias para ser concluída e poderá resultar, se confirmadas as infrações, nas sanções cabíveis previstas no Estatuto do Servidor Público Municipal.

O Ministério Público foi informado sobre o procedimento para fins de conhecimento ou para tomar eventuais providências.  

Na nota, a prefeitura ainda informa que lamenta profundamente o acidente, solidariza-se com os familiares das vítimas e reafirma seu compromisso com a apuração responsável dos fatos.

Também reafirma a valorização da Guarda Municipal e, sobretudo, com a segurança e o bem-estar da população iguaçuense.

Choque traseiro

O acidente ocorreu no cruzamento das avenidas Juscelino Kubitschek e Carlos Gomes. O Cobalt dirigido pelo gerente de vendas, David André Martens, 36 anos, atingiu a traseira da moto que estava parada no semáforo aguardando o sinal verde para prosseguir.

O choque resultou na morte do auxiliar de eletricista Gilberto de Almeida, 59 anos, e de seu filho, Alexsandro Leal de Almeida, 29 anos.

Apesar de estarem presentes no local, os guarda municipais não fizeram o teste do bafômetro no motorista.

Leia também:

Acidente na JK: motorista é denunciado por duplo homicídio e embriaguez ao volante –

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.