Morador de Foz do Iguaçu “caiu” na fiscalização com 700 ampolas para emagrecimento na BR-277, no último dia 5. Ele dirigia um Peugeot e entregaria a carga em Cascavel, de onde o seu passageiro completaria o destino até uma cidade do Nordeste.
O veículo foi parado pela Receita Federal do Brasil (RFB) em São Miguel do Iguaçu (PR). Ao todo, eram 715 ampolas de emagrecedores à base de tirzepatida, além de 35 canetas de retatrutide.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e transporte dos produtos. Isso é devido ao “risco de falsificações, ao armazenamento inadequado e à ausência de acompanhamento médico”, frisa a RFB.
Ampolas de emagrecimento
Na fiscalização ao Peugeot, ocupado pelo motorista e passageiro, os servidores encontraram uma mala com poucos objetos pessoais, perfumes e alfajores. Os medicamentos emagrecedores foram localizados ocultos nas embalagens desses produtos.
“O condutor do veículo, morador de Foz do Iguaçu, afirmou que a carga seria levada até Cascavel”, reforçou a Receita. “Já o passageiro, natural de Aracaju (SE), levaria os produtos até a capital sergipana, mas ainda não possuía passagem comprada.”
O veículo foi encaminhado à alfândega em Foz do Iguaçu, para a contabilização das mercadorias. Os responsáveis pelos produtos serão submetidos a uma representação fiscal para fins penais no Ministério Público Federal e poderão responder pelo crime de descaminho.


