Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Motorista conduzia caminhão com granito sem cumprir a lei do descanso

Segurança Pública

Motorista conduzia caminhão com granito sem cumprir a lei do descanso

Veículo circulou com oito toneladas de carga em excesso entre Cachoeiro do Itapemirim (ES) e Foz do Iguaçu

2 min de leitura
Motorista conduzia caminhão com granito sem cumprir a lei do descanso
Várias irregularidades foram apontadas no caminhão. Foto: PRF
Publicidade

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, por volta das 11h30 desta segunda-feira, 17, na BR-277, em Santa Terezinha de Itaipu, um motorista conduzindo um caminhão carregado de granito circulando por 48 horas – sem cumprir o período mínimo de parada – e com carga em excesso.

O veículo percorreu um trajeto de 2.020 quilômetros entre Cachoeiro do Itapemirim (ES) e Foz do Iguaçu com oito toneladas de carga a mais do que é permitido. 

Publicidade

Segundo os agentes, das 22 horas mínimas de descanso exigidas por lei, o motorista cumpriu apenas 6h30, fato que aumenta consideravelmente o risco de acidentes em razão da fadiga e da redução da capacidade cognitiva do condutor.

O homem descansou em pequenos intervalos de três a quatro horas nas últimas 48 horas, porém a lei determina 11 horas ininterruptas a cada 24 horas.

Caminhão colocou em risco outros motoristas

A outra irregularidade, o excesso de carga, diz a PRF, compromete a segurança pelo fato de danificar o pavimento e dificultar a frenagem, o que coloca em risco os demais usuários das rodovias.

Publicidade

Os agentes ainda constataram que as chapas de granito não estavam amarradas de forma adequada, os pneus do caminhão apresentavam desgaste, e a película refletiva não seguia os parâmetros legais.

A PRF reteve o caminhão para regularização e adoção das medidas legais.

Publicidade

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Denise Paro

Denise Paro é jornalista pela UEL e doutoranda em Integração Contemporânea na América Latina. Atua há mais de duas décadas nas Três Fronteiras e tem experiência em reportagens especias. E-mail: deniseparo@h2foz.com.br