Com apoio da Força de Segurança Nacional, servidores da Receita Federal – RF apreenderam mais de 500 ampolas emagrecedoras neste final de semana, em três abordagens distintas na aduana da Ponte Internacional da Amizade, fronteira entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este.
Leia também: “Canetas emagrecedoras”: Paraguai alerta sobre falsificações
Segundo a RF, as ações chamam a atenção pela variedade de métodos utilizados para tentar ocultar medicamentos e outros itens ilícitos. Os medicamentos eram levados em mochila, garrafa térmica e bolsa com fundo falso.
A maior parte dos medicamentos estava em um táxi com placas do Paraguai. O veículo transportava cerca de 456 ampolas ocultadas na mochila de um passageiro. O proprietário do remédio foi conduzido à Delegacia da Polícia Federal de Foz do Iguaçu em razão do número de ampolas que levava.

Garrafa térmica
Em outra abordagem, feita em uma van turística, as forças de segurança localizaram 7 ampolas escondidas em garrafas térmicas, na bagagem de uma passageira.
Em um terceiro momento, outro táxi do Paraguai foi interceptado. Nele, uma passageira tinha uma bolsa com um fundo falso onde estavam armazenadas 120 ampolas de tirzepatida, além de anabolizantes e cigarros eletrônicos.
De acordo com a RF, as apreensões evidenciam o rigor na fiscalização de substâncias irregulares e sem registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, no Brasil.
(Com informações da assessoria de comunicação da RF)


