Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Operação mira contrabando de azeite proibido na região da Ponte da Amizade

Segurança Pública

Operação mira contrabando de azeite proibido na região da Ponte da Amizade

Ação nesta quinta, 27, mobiliza 40 agentes da Polícia Federal e da Receita; região é apontada como ponto de distribuição do produto.

2 min de leitura
Operação mira contrabando de azeite proibido na região da Ponte da Amizade
O foco principal é a venda irregular do azeite Valle Viejo
Publicidade


A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal do Brasil (RFB) desencadearam a operação Vale Velho, na região da Ponte da Amizade, nesta quinta-feira, 27. A ação ostensiva mira o contrabando de azeite proibido no país.

LEIA TAMBÉM: Homem que saiu de Foz do Iguaçu para o Rio cai com arsenal

Publicidade

A finalidade é coibir a ação de contrabandistas de alimentos nas Três Fronteiras da Argentina, Brasil e Paraguai. Essas mercadorias não passam por controle de qualidade e descumprem normas técnicas.

Publicidade

Participaram cerca de 40 agentes. A área demarcada para a operação é apontada como “possível ponto de distribuição de produtos ilegais, razão pela qual houve a iniciativa para uma incursão surpresa”.

Óleo como azeite

O foco principal é a venda irregular do azeite Valle Viejo, proibida no Brasil por órgão sanitário. Isso porque o produto, após passar por perícias, apresentou baixa qualidade.

Publicidade

“Não há mais a fabricação da marca do azeite encontrado no local, de acordo com os representantes legais e detentores da distribuição da marca”, cita a PF. Não ocorre mais a sua produção.

“Portanto, não há nenhum exemplar original da marca constante no rótulo”, complementa a Polícia Federal. O órgão reforça que alimentos contrabandeados não oferecem garantia à saúde humana.

Publicidade

Assim, o azeite vendido no Brasil é adulterado, o que foi comprovado em todas as amostras periciadas. O produto tem reduzido valor nutricional e é nocivo à saúde de pessoas com sensibilidade a componentes dos óleos adicionados.

E enfatiza a Polícia Federal que produtos encontrados em outras operações demonstraram falhas sanitárias e má acondicionamento desses alimentos. Com efeito, causam prejuízo à saúde pública, conclui.

Ponte da Amizade

A escolha da região próxima à Ponte da Amizade para operação se deve a inúmeras apreensões realizadas em vários estados do Brasil, que apontaram o bairro como o principal fornecedor do óleo, que se passa por azeite argentino.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.