A Polícia Federal prendeu, nessa terça-feira, 3, um homem condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes relacionados aos atos de 8 de janeiro de 2023. Ele foi detino no Paraguai.
A detenção foi concluída na Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu, após o foragido ser entregue à PF . O preso havia sido localizado no país vizinho a partir do compartilhamento de informações entre as forças de segurança.
Depois de passar por exame de corpo de delito, o homem permanecerá à disposição da Justiça.
Foragido do 8 de janeiro
De Londrina (PR), João Paulo Silva Matos foi capturado em Salto del Guairá, e entregue às autoridades brasileiras dentro de um acordo de cooperação entre os países.
O homem foi condenado a 14 anos de prisão pelos atos antidemocráticos. Conforme as provas apresentadas contra ele no processo, João Paulo invadiu a sede dos Três Poderes e publicou vídeos nas redes sociais.
Os condenados pelo 8 de janeiro, conforme o STF, atuaram para desencadear um golpe de Estado no país, descontentes com o resultado das eleições de 2022. E depredaram o patrimônio público, inclusive bens de relevância histórica e símbolos nacionais. As penas foram individualizadas no processo.


