Patrulha Maria da Penha ganha reforço de 3 novas viaturas em Foz do Iguaçu

Veículos foram repassados por convênio com o Ministério da Justiça, além de rádios digitais, câmeras corporais e notebooks.

Apoie! Siga-nos no Google News

A Patrulha Maria da Penha de Foz do Iguaçu foi reforçada, nesta terça-feira, 1.º, com três novas viaturas e equipamentos. Os repasses são do Ministério da Justiça, por meio de convênio.

LEIA TAMBÉM: Encontro das Mulheres Latino-Americanas

O incremento contribui para as ações de enfrentamento à violência contra a mulher e combate ao feminicídio na cidade. A patrulha enfoca o atendimento a vítimas e a garantia de medidas protetivas.

Os veículos operacionais são Renault Duster. Os equipamentos reúnem dez rádios HTs digitais, câmeras corporais, tablets e notebooks, sendo três unidades de cada.

As entregas resultam de seleção de projetos em chamamento público do governo federal, expõe a Agência Municipal de Notícias (AMN). O edital em âmbito nacional foi para ações de prevenção a grupos vulneráveis.
Os valores do Ministério da Justiça e a contrapartida do município totalizam R$ 813 mil. Entre mais de 120 projetos, somente cinco foram selecionados, com Foz do Iguaçu na melhor pontuação.

“Isso se deve ao trabalho desenvolvido pelas nossas equipes, que fazem um trabalho de excelência e com amor”, atribuiu a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Iraci Pereira. Os equipamentos farão a diferença no dia a dia, afirmou.

Patrulha Maria da Penha

O grupamento especial integra a Guarda Municipal. Desde que foi criado, há oito anos, nenhuma mulher monitorada pela Patrulha Maria da Penha foi vítima de feminicídio.

No primeiro semestre deste ano, a Patrulha Maria da Penha realizou 5.162 visitas de fiscalização de medidas protetivas. É um trabalho diário da equipe, que ainda registrou nesse período:

  • 581 fichas de atendimento de ocorrências;
  • 13 prisões; e
  • 1.221 mulheres acompanhadas pela patrulha no momento.

Prevenção ao feminicídio

A delegada da Mulher, Giovana Antonucci, destacou o papel da patrulha. Ela lembrou que as três vítimas de feminicídio em Foz do Iguaçu, neste ano, não possuíam medidas protetivas, não sendo monitoradas.

“Hoje eu posso garantir que as mulheres com medidas protetivas serão protegidas porque existe a Patrulha Maria da Penha”, frisou. A servidora dirige a delegacia especializada de apoio à mulher da Polícia Civil.

Atuação institucional

O secretário de Segurança Pública, tenente-coronel Marcos Jahnke, elencou as ações contra a violência à mulher. Citou, como exemplo, a criação de uma coordenadoria para atuar nessa área, ano passado.

“A entrega destes equipamentos e veículos é o coroamento de uma série de ações desenvolvidas pela coordenadoria”, disse. Segundo ele, foi o que possibilitou ao município receber o investimento em viaturas e equipamentos.

(Com informações da Agência Municipal de Notícias)

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.