A Polícia Militar do Paraná confiscou, em Foz do Iguaçu, quase 1.700 celulares trazidos do Paraguai, no último dia 4. O valor da carga não foi informado.
Dois veículos transitavam com os faróis apagados, o que chamou atenção dos policiais. A abordagem foi no Jardim Novo Horizonte, na região do Porto Meira.
No mesmo local, na Região Sul, a PMPR havia apreendido mais de mil celulares, no dia 1.º. O material eletrônico estava em uma van de origem paraguaia; o motorista fugiu. A ação foi perto do Rio Iguaçu.
Na nova apreensão, na madrugada, policiais da Rotam faziam patrulhamento tático. Ao abordar os veículos, encontraram a carga em diversos volumes plastificados.
Um dos condutores disse que os 1.695 aparelhos celulares eram procedentes do Paraguai. Conforme o 14.º Batalhão de Polícia Militar, a prática configura descaminho.
As mercadorias e os responsáveis foram encaminhados para a Alfândega da Receita Federal.
Celulares do Paraguai
Reportagem especial do H2FOZ mostra que os smartphones do Paraguai invadem o comércio brasileiro. A entrada do produto pelas fronteiras disparou nos últimos anos.
Levantamento da RFB feito a pedido do H2FOZ revela que, somente nos cinco primeiros meses de 2025, as apreensões de aparelhos cresceram 25% em todo o país. O órgão estima que dez mil celulares entrem no Brasil todos os dias.


