Rádio Clube
H2FOZ
Início » Segurança Pública » Polícia Civil desarticula quadrilha especializada em furto de caminhonetes

Segurança Pública

Polícia Civil desarticula quadrilha especializada em furto de caminhonetes

Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos, um em São Miguel do Iguaçu e outros dois em Joinville (SC)

3 min de leitura
Polícia Civil desarticula quadrilha especializada em furto de caminhonetes
Para evitar furtos, estacionamentos, a exemplo do Aeroporto, já usam travas nos veículos. Foto: Marcos Labanca

A Polícia Civil cumpriu, na manhã desta quarta-feira, 19, três mandados de busca e apreensão durante operação para desarticular uma quadrilha especializada em furto de caminhonetes em Foz do Iguaçu.

Um mandado foi cumprido em São Miguel do Iguaçu e outros dois em Joinville (SC). A ação faz parte da terceira fase da Operação 4×4 Fortuner.

Publicidade

De acordo com os policiais, investigações realizadas em conjunto por diversos órgãos de segurança revelaram a existência de uma nova organização criminosa, sem ligação com grupos investigados anteriormente.

A quadrilha era formada por pelo menos três pessoas, duas residentes em Joinville e uma em São Miguel do Iguaçu, e agia de forma semelhante à de outros grupos com o intuito de furtar as caminhonetes em Foz e revendê-las na região.

Leia também:

Caminhonetes tornam-se alvo preferido de ladrões na fronteira –

Após a prática do crime, os integrantes da quadrilha retornavam às cidades de origem e usavam o dinheiro obtido com a venda. Para cometer os delitos, eram usadas chaves falsas.

Um dos integrantes do grupo que vive em Joinville já havia sido preso semana passada em flagrante pelo furto de uma Toyota Hilux SW4 na cidade catarinense. O integrante de São Miguel do Iguaçu também já tinha sido preso em flagrante por tráfico de drogas em Guarapuava (PR).

Materiais apreendidos serão analisados

Em um dos endereços de Joinville, os policiais civis cumpriram o mandado judicial e apreenderam objetos e celular, mas não prenderam o terceiro membro da quadrilha. 

O delegado Paulo Bittencourt Martins de Almeida diz que, a partir da extração dos dados do celular apreendido, talvez seja possível identificar outras pessoas que atuavam na organização.

Segundo a polícia, serão feitas análises dos materiais apreendidos, e as investigações prosseguirão para desvendar mais informações sobre a estrutura da organização criminosa, seus métodos de atuação e identificação de outros possíveis integrantes, incluindo receptadores dos veículos furtados.

A investigação que resultou no desmantelamento da quadrilha foi realizada pela Polícia Civil do Paraná (PCPR) com apoio da Polícia Civil do estado de Santa Catarina, Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Guarda Municipal, Centro Integrado de Operações de Fronteira (CIOF), CAPE/SESP de Foz do Iguaçu e Núcleo de Inteligência Policial (Nipol) da 6.ª SDP.

(Com informações da assessoria de imprensa)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Denise Paro

    Denise Paro é jornalista pela UEL e doutoranda em Integração Contemporânea na América Latina. Atua há mais de duas décadas nas Três Fronteiras e tem experiência em reportagens especias. E-mail: deniseparo@h2foz.com.br