Em cerco fechado contra o tráfico de drogas na Ponte Internacional da Amizade, fiscalização faz quatro apreensões em menos de 24 horas. Forças do Estado atuam em conjunto para impedir a passagem de entorpecentes e outros ilícios na fronteira.
Em poucas horas, a Receita Federal do Brasil (RFB) em Foz do Iguaçu retirou de circulação grande quantidade de droga. A criatividade para o crime leva ao uso de compartimentos falsos em tanque de combustível, teto e assoalho.
Na madrugada desta sexta-feira, 11, servidores da alfândega, com o apoio da Polícia Federal e da Força Nacional, realizaram a retenção de aproximadamente 500 quilos de maconha. As abordagens foram de rotina.
A droga foi encontrada em dois veículos com placas do Paraguai. No primeiro, uma van conduzida por um homem, de nacionalidade do mesmo país, estavam 216 quilos da erva, em fundo falso atrás do banco, sob a caixa de som. Ao perceber a fiscalização, o motorista fugiu para o outro lado da ponte.
Em outro carro, igualmente de placas paraguaias, estavam cerca de 250kg do entorpecente escondidos em três compartimentos falsos — no tanque de combustível, no teto e no assoalho. Ambos os veículos, a droga e um preso foram levados à Delegacia de Polícia Federal.
Cerco contra o tráfico
Com essas duas abordagens, foram quatro apreensões de droga, totalizando quase 700kg de maconha, todas na Ponte da Amizade. Os recursos usados para introduzir ilícitos no país pela fronteira exigem cada vez mais eficácia das equipes de agentes públicos que atuam no combate a crimes transfronteiriços.