De smartphones a emagrecedores, operação da Receita Federal do Brasil (RFB) reteve R$ 150 mil em contrabando. A abordagem foi realizada na madrugada desta sexta-feira, na BR-277, na fronteira.
Os servidores pararam um veículo perto da praça de pedágio de São Miguel do Iguaçu. Na vistoria, encontraram produtos no fundo falso do painel do veículo de placas brasileiras.
Entre as mercadorias ilícitas retidas:
- 50 smartphones;
- 63 canetas emagrecedoras;
- 12 ampolas de tirzepatida, substância armazenada em frascos utilizada para o tratamento da obesidade e diabetes tipo 2.
O automóvel e a mercadoria foram encaminhados para a alfândega em Foz do Iguaçu. O condutor e o passageiro do veículo foram liberados, mas será realizada uma representação fiscal para fins penais junto ao Ministério Público Federal.
De acordo com a Receita Federal, entrada de mercadorias ilícitas ou sem a devida regularização fiscal configura crime. Os itens podem ser apreendidos, sendo aplicadas penalidades aos responsáveis.
O órgão atua em conjunto com forças de segurança e instituições de fiscalização. Na fronteira, o enfoque é o contrabando, o descaminho e o tráfico de drogas, armas e medicamentos.


