Renata Sosa em entrevista ao programa Marco Zero - Foto: H2FOZ

Iguaçuense faz sucesso com maquiagem artística e passa de 100 mil seguidores nas redes

A jovem Renata Sosa venceu a timidez para ganhar o mundo virtual com a sua arte feita em Foz do Iguaçu.

A arte sempre esteve presente na vida da iguaçuense Renata Sosa. Começou a pintar quadros com aquarela e tinta guache, aprendeu esculturas de massinhas e biscuit e finalmente encontrou a sua paixão: a maquiagem artística. Aos 19 anos, seu talento explodiu na internet, onde já reúne mais de cem mil seguidores no TikTok e no Instagram.

A artista, que venceu a timidez e ganhou o mundo virtual, contou a sua trajetória em entrevista ao programa Marco Zero, produção conjunta do H2FOZ com a Rádio Clube FM. Ampliar suas habilidades e conhecimentos na arte e na comunicação, estudar e trabalhar em São Paulo são alguns de seus planos para o futuro.

Assista à entrevista:

“Sempre me interessei por arte e pintura, e também já gostava de maquiagem e de caracterização”, conta. “Resolvi tentar, seguindo tutoriais no YouTube e fazendo trabalhos por conta própria, mesmo sem ter os materiais necessários. Encontrei a minha paixão”, revela a maquiadora.

Seus trabalhos mais procurados pela clientela são caveiras mexicanas e palhaços. Algumas produções demoram de duas a 12 horas para ficarem prontas, dependendo da complexidade. Entre caracterizações mais difíceis estão a Noiva Cadáver e o Chapeleiro Maluco, sucesso de Alice no País das Maravilhas, criado por Lewis Carrol, presente em livros e filmes.

De acordo com Renata, a procura por seu trabalho ocorre principalmente para eventos, festas temáticas e infantis, carnaval, pintura gestacional e corporal artística para ensaios fotográficos. O público é o mais diverso possível, de crianças a adultos de todas as idades.

“A maquiagem artística é basicamente uma forma de expressão, a transformação em personagens”, explica. “A grande maioria das pessoas a procura para se caracterizar, sentir-se diferente e fora do comum, chamar a atenção e se destacar”, ressalta Renata Sosa.

Para fazer sucesso, a jovem maquiadora recebe todo o apoio da família, especialmente da mãe, Simone. Mesmo com tantos seguidores, Renata afirma que ainda está aprendendo a lidar com as redes sociais. Ela diz que precisou superar a timidez e conta a experiência de encontrar tamanha repercussão do seu trabalho.

Simone, a mãe, apoia a filha em seu trabalho criativo – Foto: H2FOZ

“Foi uma experiência muito louca, porque eu sou muito tímida e reservada, sempre tive vergonha de postar artes minhas”, informa. “Fui desenvolvendo aos poucos essa habilidade de conversar por meio da câmera. Como tinha muito amor pela arte, passei a divulgar. Espero continuar a fazer isso para toda a vida, pois é o que amo.”

A artista, que faz graduação em mídias digitais, destaca que aproveitou o momento para dar visibilidade às suas criações. “O TikTok é uma ferramenta que ajudou muito a mim e a outros maquiadores amigos meus a crescermos, pois divulga muito o trabalho dos artistas independentes, além de ser uma febre, especialmente entre os jovens”, declara.

Onde a jovem vai parar? “Tenho muito sonho para realizar nessa área, quero morar e trabalhar um tempo em São Paulo”, elenca. “Quero me arriscar e melhorar cada vez mais nas redes sociais e na comunicação. Às vezes, me acho meio louca de sonhar tão alto, mas é assim que a gente tenta e chega lá para fazer algo que se ama muito”, conclui Renata Sosa.

Para conhecer ou acompanhar seu trabalho, acesse Instagram: @ree_sosa e TikTok: @ree_makeup.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1162 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ