O Poupatempo Paraná registrou mais de 4,5 mil atendimentos no primeiro mês de funcionamento em Foz do Iguaçu. A unidade é um modelo de acesso rápido e organizado a cerca de 200 serviços públicos.
A principal mudança ao cidadão é a economia de tempo: em um único local, é possível resolver demandas que antes exigiam vários deslocamentos.
Entre os serviços ofertados estão emissão da Carteira de Identidade Nacional, renovação da CNH, atendimento da Defesa do Consumidor, emissão de guias de tributos estaduais e municipais, solicitação de cópia de prontuário médico, seguro-desemprego, além de dezenas de outros.
Instalado no piso G3 do Shopping JL Cataratas, o espaço reúne serviços municipais, estaduais e de empresas públicas. A unidade conta com 19 posições de atendimento presencial, sete terminais de autoatendimento e quatro bancadas digitais, com capacidade para até 1.650 atendimentos por dia e atuação de 28 colaboradores.
O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com agendamento prévio pelo site poupatempo.pr.gov.br/agendar-senha.
Inaugurado em dezembro, o Poupatempo qualifica e agiliza o atendimento ao cidadão. “A proposta é respeitar o tempo das pessoas. Organizamos e ampliamos os serviços para que o morador resolva tudo com mais rapidez e clareza”, afirma o prefeito Joaquim Silva e Luna (PL).
Poupatempo Foz do Iguaçu
Entre os serviços que moradores e visitantes podem realizar no espaço estão:
- Copel: nova ligação de energia, mudança de titularidade, segunda via da fatura e atualização cadastral;
- Sanepar: pedidos de ligação de água e esgoto, verificação de consumo e emissão de faturas;
- Cohapar: atualização de cadastro, consulta a programas habitacionais e informações do Casa Fácil Paraná;
Detran: usuários podem solicitar ou renovar a CNH, transferir veículos, pagar taxas, parcelar IPVA, fazer biometria ou pedir segunda via de documentação; - Educação estadual: pais e responsáveis por alunos podem fazer matrículas ou pedir histórico escolar, diplomas e transferências;
- Trabalho: encaminhar seguro-desemprego, consultar vagas de trabalho e emitir a Carteira de Trabalho Digital pela Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda;
- migrantes: posto avançado da Agência do Migrante, sediada em Curitiba (PR), com mais de 40 serviços destinados à população migrante estão disponíveis;
- atendimentos de órgãos estaduais diversos: Instituto de Identificação, Procon-PR, Receita Estadual e Paranaprevidência.


