Casos são confirmados por sequenciamento genômico pelo Laboratório da Fiocruz - Foto: Sesa

Saúde confirma 4º caso da variante delta no Paraná

Caso é de morador de Apucarana, do mesmo núcleo familiar com registros da nova cepa do coronavírus.

O quarto caso da variante delta do coronavírus no Paraná foi confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A ocorrência foi registrada em um homem de 58 anos, residente em Apucarana, do mesmo núcleo familiar que já apresentou três casos anteriores da nova cepa.

O homem teve sintomas em 19 de abril, recebeu diagnóstico positivo para covid-19 no dia 26, foi internado e faleceu na UTI em 14 de maio. Ele era filho da mulher que é o primeiro caso positivo da variante no Paraná, divulgado no início de junho, relatou a Agência Estadual de Notícias (AMN).

De acordo com a AMN, a “cepa foi confirmada por sequenciamento genômico do vírus SARS-CoV-2 realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro”. A Sesa afirma que não há transmissão comunitária da variante delta “por se tratar de contato próximo ao primeiro caso”.

O secretário de estado da Saúde, Beto Preto, declarou que as equipes da Sesa seguem atentas às investigações junto à Regional de Saúde de Apucarana e ao Laboratório Central do Estado (Lacen). “A vigilância destes casos é uma das grandes preocupações neste momento de pandemia, exatamente para identificarmos a circulação viral”, frisou.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1163 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ