Paraná enviou mais de 13 mil toneladas em doações ao Rio Grande do Sul

Ajuda humanitária superou 500 caminhões remetidos ao estado vizinho com água, comida, roupa, remédio, kits de higiene e limpeza, entre outros.

Apoie! Siga-nos no Google News


O Governo do Paraná divulgou balanço da campanha de arrecadação para ajudar o Rio Grande do Sul, a qual somou a marca de 13,2 mil toneladas em donativos. Os itens, entre água, comida, roupa, remédio e outros, foram enviados aos gaúchos em 557 caminhões.

LEIA TAMBÉM: Foz do Iguaçu terá primeira conferência de desenvolvimento econômico

A arrecadação, denominada SOS Rio Grande do Sul, foi organizada com o apoio de voluntários e servidores do estado. Esse volume foi reunido nas sedes do Corpo de Bombeiros de 2 a 22 de maio. Em Foz do Iguaçu, o principal ponto de coleta foi o batalhão na Vila A.

O balanço da gestão estadual inclui:

  • 3 mil toneladas de alimentos;
  • 4 mil toneladas de fardos de água mineral;
  • 4,7 mil toneladas de materiais de limpeza e higiene.

“Os outros itens arrecadados foram roupas, cobertores e ração”, informou a Agência Estadual de Notícias (AEN). Foram distribuídos a 64 cidades que sofreram com os impactos severos das enchentes e que estão em situação de calamidade pública.

O Paraná criou a Rede Estadual de Ajuda Humanitária, a primeira do país com abrangência nacional. A norma “permitirá, daqui em diante, auxílio mais célere do Estado em situações extremas”, expôs a AEN.

“Os paranaenses foram muito solidários nessa campanha”, avaliou o coronel Fernando Schunig, coordenador da Defesa Civil. “Tudo foi encaminhado ao posto que estabelecemos em Santa Cruz do Sul (a cerca de 150 km de Porto Alegre) e distribuído aos municípios que estavam nessa área de abrangência”, explicou.

Apoio aos gaúchos

Além da arrecadação, o Paraná enviou forças policiais que estão ajudando nos patrulhamentos, bombeiros para resgates e técnicos e caminhões do Instituto Água e Terra para colaborar na limpeza e abastecimento. Servidores da Sanepar auxiliam na retomada do funcionamento das estações, e caminhões do DER/PR são utilizados na desobstrução de rodovias estaduais e federais.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.