Solidariedade: amigos fazem vaquinha para realizar cirurgia com urgência do “Tiagão”

Foto: Arquivo Pessoal

Tiago Orlov sofre de uma doença autoimune e precisa de R$ 80 mil para operação urgente. Pelo SUS, tempo de espera previsto é de cinco anos.

O publicitário Tiago Orlov, de Foz do Iguaçu, recebeu, dois anos atrás, o diagnóstico de uma osteonecrose bilateral avançada na cabeça femoral. A doença autoimune é causada por morte do tecido ósseo devido à falta de irrigação sanguínea da cabeça do fêmur, fazendo com que chegue pouco sangue a essa região. O problema acarreta necrose das articulações, fortes dores e dificuldade para movimentar-se ou realizar atividades simples como andar, sentar ou deitar.

Para o tratamento da doença, ele precisa de um procedimento cirúrgico em caráter de urgência para remoção do osso degenerado e colocação de próteses importadas, feitas em cerâmica e titânio. O problema é que pelo SUS o tempo estimado de espera é de cinco anos, seguindo a fila e o número de procedimentos dispostos pela rede. E segundo as informações da saúde pública, a cirurgia só pode ser feita em outra cidade, dada a ausência de estruturas hospitalares em nossa região.

Diante dessa demora, Tiago – que é pai de três filhos – busca recursos para realizar a cirurgia na rede particular de saúde. O custo aproximado é de R$ 80 mil. Para ajudá-lo, um grupo de amigos se mobilizou para promover uma “vaquinha” virtual. Tiago acatou a campanha e a nomeou de 1+1= Infinito, pois quer fazer de sua condição um estímulo à solidariedade e um motor de captação de recursos independentes para pessoas que como ele sofrem com a letargia do sistema público e dependem desse para ter dignidade.

Confira a arte produzida pelo grupo:

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.


Para contribuições de qualquer valor, o Pix é 02682459919. A conta foi criada em nome de Tiago exclusivamente para essa finalidade. Os amigos se comprometeram em realizar uma prestação de contas de tudo o que for levantado durante a campanha, prezando pela transparência e confiança depositadas nesse grande ser humano.

Ao atingir a meta, “Tiagão”, como todos o conhecem, anunciou que irá encaminhar os recursos excedentes para outra pessoa que necessite dessa corrente do bem, fazendo jus ao fluxo sanguíneo sistêmico que busca desencadear em si e na sociedade.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Vacy Junior - H2FOZ

Vacy Alvaro é repórter e coordenador dos infográficos do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.